Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

03 Abril de 2019 | 16h30 - Actualizado em 03 Abril de 2019 | 16h43

Huíla quer resgatar gosto pela literatura infantil

Lubango - A província da Huíla precisa dinamizar a produção literária para, através da literatura infantil, incentivar o gosto pela leitura entre as crianças.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O facto foi defendido terça-feira à Angop, no Lubango, pelo chefe de Departamento de Cultura, Artes e Património Histórico e Cultural da província da Huíla, Bernardino Gabriel Hafeni, à margem da da primeira gincana da literatura, que juntou 50 alunos de distintas escolas públicas e privadas do Lubango, no âmbito do dia 2 de Abril, Dia Internacional de Literatura Infantil.

Segundo ele, a província precisa de editoras para incentivar os escritores escreverem livros para crianças.

Fez saber que esta lacuna tem desmotivado os autores, muitos com boas iniciativas, mas sem facilidades para publicação.

Exemplificou que o Instituto de Ciências da Educação (ISCED), a Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UMN) e outras instituições têm tese de licenciaturas que não conseguem publicar devido a essa carência.

Durante a gincana de literatura infantil culminou a com a distribuição de 68 livros infantis, maioritariamente de autores nacionais.

O Dia Internacional da Literatura Infantil é celebrado por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens e foi institucionalizado em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de Abril.

Leia também
  • 02/04/2019 13:42:56

    Biblioteca Nacional recebe cerca de 300 leitores por mês

    Luanda - A Biblioteca Nacional de Angola acolhe cerca de 300 leitores de livros infantis por mês, na sua maioria estudantes do ensino primário e de instituições dedicadas aos cuidados de crianças, fez saber hoje (terça-feira), em Luanda, a directora adjunta do estabelecimento, Diana Lukumba.

  • 31/03/2019 05:51:07

    Huíla: Quotidiano dos SAN retratado em livro

    Lubango - O docente universitário Salvador Ferreira lançou este sábado, no Lubango, uma obra de investigação intitulada "Quotidiano SAN", de carácter académico, que retrata as vivências, do passado e do presente, da comunidade vulgarmente chamada de "khoisan".

  • 29/03/2019 04:32:20

    Docente aconselha escritores a dominarem a língua de trabalho

    Luanda - A docente angolana Maria Helena Miguel aconselhou quarta-feira, em Luanda, os candidatos a escritores a apostarem no conhecimento da língua portuguesa, de formas a dominarem o seu instrumento de trabalho.