Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

15 Abril de 2019 | 10h41 - Actualizado em 15 Abril de 2019 | 10h39

Artistas reivindicam espaços para promoção da arte

Luanda - A falta de espaços e apoios para a promoção da arte, no país, constituem as principais dificuldades dos criadores angolanos, que solicitaram ao Governo, nesta segunda-feira, novas medidas para solucionar o problema.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cartoonista angolano, Júlio Pinto.

Foto: Nelson Malamba

Cartoonista Nelson Kissoka.

Foto: Nelson Malamba

Em declarações à ANGOP, a propósito do 15 de Abril, Dia Mundial do Desenhista, afirmaram que essa carência desencoraja a criação e divulgação dos trabalhos artísticos, afastando os criadores do público.

Segundo o cartoonista Nelson Kissoka, é necessário que o Estado e os empresários se engajem na criação de novos espaços, sublinhando que

os criadores têm ainda muitas dificuldades nesse sentido.

“Precisamos de espaços e um maior apoio, pois a sociedade ainda não dá tanto valor à arte, com excepção da música. Nós temos dificuldades na aquisição de matérias para realização de trabalhos de desenho e não só”, asseverou.

Por sua vez, o Cartoonista Júlio Pinto disse haver muitas iniciativas de desenho no país, mas poucas actividades de grande vulto para permitir que os artistas divulguem as suas iniciativas.

Afirmou que a prática do desenho, uma das formas de comunicação dos vários aspectos da comunidade, deve ser incentivada, para bem da sociedade.

Para ele, os desenhistas tem o dever de retratar os assuntos da realidade nacional, com destaque para os culturais e sociais, pois só, assim, se vão transmitir os ricos valores do mosaico cultural angolano e alertar para sã convivência humana.

O secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), António Tomás Ana “Etona”, ressalta a necessidade que a sociedade tem de prestar uma maior atenção aos artistas, porquanto só assim se vai respeitar e divulgar a cultura nacional.

“ Quando não se respeita às artes, não se respeita à cultura do povo”, referiu Etona.

Comemora-se o 15 de Abril, o Dia Mundial do Desenhista, em homenagem e reconhecimento ao grande mestre Da Vinci, nascido neste dia, em 1452.

Um desenhista é um artista gráfico especializado em melhorar a escrita, providenciando uma representação gráfica que corresponda ao conteúdo do texto associado.

Assuntos Artes Plásticas  

Leia também
  • 11/12/2018 01:06:15

    Traços da mulher africana inspiram artista plástico Landu Makanda

    Lobito - Os traços característicos da beleza da mulher africana como lenços coloridos nos cabelos, olhos e sorrisos ganham espaço na maior parte das obras do artista plástico angolano Landu João Makanda, que clama por patrocínios para divulgação do trabalho.

  • 23/11/2018 19:59:22

    Curadora destaca pertinência da Exposição "Escravo XXI"

    Luanda - A exposição sobre arte contemporânea "Escravo XXI", patente desde sábado (17) na galeria "Ar-ma", distrito urbano da Maianga, em Luanda, reveste-se de extrema pertinência por focar-se na relação humana com as novas tecnologias considerou hoje, sexta-feira, na capital do país, a curadora angolana L Matos.

  • 16/11/2018 08:53:19

    Artista plástico Paulo Jazz expõe "O Anjo Colorido"

    Luanda - Noventa e sete obras do artista plástico angolano Paulo Jazz estão expostas desde quinta-feira, na galeria Hall de Lima Pimentel, em Luanda, com o título genérico " O Anjo Colorido".