Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Maio de 2019 | 17h27 - Actualizado em 13 Maio de 2019 | 17h26

Mincult quer transformar Mbanza Kongo em produto turístico cultural

Luanda - O Ministério da Cultura (Mincult) está apostado em transformar o sítio histórico de Mbanza Kongo, antiga capital do Reino do Kongo, em produto turístico cultural, promovendo, para o efeito, uma mega campanha, no quadro das festividades da sua elevação a património mundial da UNESCO.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Visita de alunos da Escola Francesa de Luanda ao Museu dos Reis do Kongo

Foto: Pedro Moniz Vidal

Para tal, está em fase de execução uma campanha de promoção do Centro Histórico e sensibilização das entidades nacionais e internacionais sobre a importância da sua salvaguarda, que teve inicio, nesta segunda-feira, em Luanda, com a colocação de outodoors, em painéis de LED, no aeroporto internacional 4 de Fevereiro.

A campanha envolverá também a distribuição do produto Mbanza Kongo nas aeronaves da TAAG, de forma a promover o património, desenvolver uma sinalética padrão para todos os sítios históricos e arqueológicos com informações históricas sobre o local.

O programa inclui a formação de guias locais, munindo-os de técnicas apropriadas, de forma a conduzir uma visita, descrever um local e interagir com um grupo nas diferentes situações do quotidiano, formar os habitantes sobre a importância da preservação e valorização do património e profissionais habilitados para guiar os visitantes.

Prevê-se também a formação em empreendedorismo voltado ao turismo.

Durante as festividades, está ainda prevista uma exposição itinerante "Mbanza Kongo - Património Mundial - Vestígios da Capital do Antigo Reino do Kongo", que passará por diversas cidades do país, apresentando a história da secular cidade, conhecida como Mbanza Kongo, através de materiais audiovisuais e suportes gráficos.

O Comité do Património Mundial da Unesco declarou a 08 de Julho de 2017, o Centro Histórico de Mbanza Kongo, a norte de Angola, como Património Mundial.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 14/05/2019 11:52:21

    Isabel Ferreira expõe no Palácio Foz

    Luanda - A escritora e artistas plástica angolana Isabel Ferreira expõe “Restos, Retalhos, Atalhos Poéticos”, neste sábado, 18, no Palácio Foz (Restauradores), em Lisboa (Portugal).

  • 13/05/2019 08:36:59

    Universidade de Roma promove curso sobre cultura angolana

    Luanda - A Universidade de Roma está a promover o V curso de cultura angolana, numa promoção do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras.

  • 08/11/2018 07:35:55

    Literatura científica entregue ao Arquivo Nacional de Angola

    Luanda - Cento e quarenta e quatro livros técnico-científicos relacionados com o país e com África, de vários autores, recuperados de Portugal, em 2012, foram entregues hoje, quarta-feira, ao Arquivo Nacional de Angola (ANA), enriquecendo e diversificando o seu acervo.