Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

14 Maio de 2019 | 15h26 - Actualizado em 14 Maio de 2019 | 15h39

Reabilitação do museu interrompida por falta de dinheiro

Huambo - A reabilitação do museu da província do Huambo, iniciada em Julho de 2017, está parada há um ano por falta de dinheiro, facto que gera constrangimentos ao funcionamento da instituição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Museu do Huambo

Foto: Júlio Vilinga

O facto foi confirmado hoje, terça-feira, em declarações à ANGOP, pelo director local da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, José Albano Canombo Manuel.

Segundo ele, o dinheiro que tinha sido disponibilizado pelo Governo da província, cujo montante não revelou, serviu apenas para substituir a cobertura do imóvel, para impedir a infiltração das águas da chuva.

Terminada esta fase, afirmou, esperava-se que as obras continuassem, com trabalhos de reboque e pintura de paredes, recuperação do muro de vedação e colocação de prateleiras de exposição das peças.

Apesar da paralisação da obra, o director da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos considera razoável o funcionamento do museu, uma vez que o mesmo continua aberto ao público.

Além da recuperação do imóvel, outra preocupação, para o bom funcionamento da instituição, tem a ver a falta de equipamentos técnicos para o registo e inventariação do acervo museológico, fotográfico e para pesquisa.

Pretende-se, também, relançar a campanha de sensibilização de recolha de objectos de carácter etnográfico nos cinco reinos da província do Huambo e de recuperação de peças pilhadas ao longo do conflito.

Criado em 1948, o museu da província do Huambo possui, actualmente, pouco menos de mil peças de arte sacra, botânica, antropológica, zoomórfica, etnográfica, arqueológica, 1.413 fotogravuras e obras de pintura.

Assuntos Museus   Província » Huambo  

Leia também
  • 05/11/2018 12:40:33

    Futuro museu projectado para os países integrantes do antigo Reino do Kongo

    Mbanza Kongo - A estrutura arquitectónica do futuro museu do Reino do Kongo a ser erguido na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, comportará três pilares que simboliza os três países que integravam o antigo Reino, nomeadamente República Democrática do Congo, Congo Brazzaville e Gabão, afirmou domingo, nesta cidade, o director do gabinete local da Cultura, Biluka Nsakala Nsenga.

  • 22/10/2018 17:28:01

    Dupla Moco e Bongue vencem concurso de música popular

    Huambo - A dupla Moco e Bongue, em representação do município do Huambo, venceu, na noite de domingo, o concurso de música popular, vulgo variante 2018.

  • 30/09/2018 20:05:58

    João Angelino estreia-se na literatura com "Efeitos do passado"

    Huambo - "Efeitos do passado" é a primeira obra literária do escritor e jornalista angolano João Angelino, lançada hoje, na cidade do Huambo, capital da província com o mesmo nome.