Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

18 Maio de 2019 | 00h53 - Actualizado em 17 Maio de 2019 | 17h46

Renovação dos museus é prioritária - Ziva Domingos

Luanda - A renovação dos 14 dos 15 museus do país, de forma a melhorar as infra-estruturas, apetrechamento e conteúdos para responder as exigências do público, consta das prioridades da Direcção Nacional dos Museus.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Museu Regional do Huambo

Foto: Júlio Vilinga

A informação foi prestada, neste sábado à Angop, a propósito do Dia Internacional dos Museus que se assinala sob lema “ Os Museus, Plataformas Culturais: O Futuro da Tradição”, pelo director Nacional de Museus Ziva Domingos.

Apesar da crise financeira, de acordo com Ziva Domingos, para desenvolver a actividade de modo a manter a história da cultura angolana, a prioridade é a renovação dos 14 museus do país, com excepção do Dundo que tem a primeira fase de reabilitação já concluída.

Segundo com o responsável, as obras do Museu de Benguela vão iniciar ainda este ano (sem precisar datas) e conta com o apoio do governo local, enquanto para o Museu da Huíla existem, em carteira um projecto da construção de um depósito e renovação do acervo.

Em relação à formação dos vigilantes, explicou, estão em curso diversas acções, proporcionando ainda estágios para estudantes universitários, fruto de parcerias com as faculdades de Ciências Sociais e de Ciências, Instituto Superior de Ciências e Comunicação e a Escola de Hotelaria e Turismo, ambas unidades orgânicas da Universidade Agostinho Neto.

O país contam com os museus de Antropologia, Escravatura, História Natural, História Militar, Casa Museu Óscar Ribas,da Moeda (Luanda), Arqueologia de Benguela, Regional da Huíla, de Cabinda, dos Reis do Kongo, Regional do Dundo, do Huambo e Regional do Uíge.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 17/05/2019 16:23:52

    Portugal: Relação professor e aluno debatida em livro

    Lisboa (Do enviado especial) - O professor Edy Lobo apresentou quinta-feira, em Lisboa, a sua primeira obra literária intitulada “O diário de um professor (a) normal”, onde aponta “caminhos” para a melhoria do ensino, com destaque para humanização da relação professor e aluno.

  • 17/05/2019 15:58:02

    Estudantes da UMA exibem potencial gastronómico angolano

    Luanda - Diversos pratos típicos da culinária angolana foram expostos hoje, sexta-feira, em Luanda, na feira gastronómica “Angola e seus sabores”, na Universidade Metodista de Angola, numa sessão de degustação de sabores.

  • 17/05/2019 13:53:28

    FAAN homenageia Marcelino dos Santos

    Luanda - A Fundação Drº António Agostinho Neto (FAAN) homenageou, nesta sexta-feira, em Luanda, o político e nacionalista moçambicano Marcelino dos Santos, com a Ordem Sagrada Esperança.