Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

11 Julho de 2019 | 16h23 - Actualizado em 11 Julho de 2019 | 16h49

Globo Dikulo e Companhia de Moçambique assinam acordos

Luanda - Um acordo de cooperação, para o reforço de intercâmbio e parcerias de projectos em artes cénicas, foi assinado, hoje (quinta-feira), entre a Globo Dikulo, de Angola, e a Companhia de Teatro de Moçambique.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Teatro

Foto: Rosário dos Santos

O acto de assinatura aconteceu no Animart, município do Cazenga, em Luanda, durante a realização da 14ª Edição do Festival Internacional de Teatro (Festeca 2019), onde participam o Brasil, a África do Sul, Moçambique, Portugal, Cabo Verde e Angola.

Na ocasião, a directora do Centro Recreativo e Artístico de Maputo, Givigliola Zacar, disse que o acordo vai reforçar a parceria a nível do teatro entre Angola e Moçambique, o que é uma conquista importante, já que não existe uma rede teatral entre os países africanos de língua portuguesa.

A actriz moçambicana considera que o teatro é uma ponte para maior aproximação dos povos, porque para além da troca e partilha de experiências, existe espaço para outro tipo de relações bilaterais.

O  intercâmbio, prossseguiu, começa nas relações culturais com a troca de impressões entre as partes, depois evolui para o campo económico e político.

A brasileira, Micheli Lomba, do Colectivo Delimitada de S. Paulo, enalteceu o Festeca, por ser um festival de teatro de refêrencia em África e por acolher grupos de diferentes paises para compartilhar saberes do teatro, arte e educação.

O dia de hoje está reservado a exibição de peças teatrais da companhia Ikondo Ikuta, intitulada " Promessas ao vento" (província de  Cabinda), e dos grupos Arcos Íris – "Jinga Senhoras d’Angola " e Ndokuenu - "Matumbisse de ouro " ( de Luanda).

 

Assuntos Província » Luanda   Teatro  

Leia também
  • 09/07/2019 15:16:54

    Rapper americano aconselha jovens a pautarem por mensagens positivas

    Luanda - O musico americano de Hip Hop Motivacional, Wordsmith, aconselhou os jovens angolanos a interpretarem e a pautarem, nas suas canções, por mensagens positivas que cultivem o amor, fraternidade e a consolidação da democracia.

  • 06/07/2019 11:57:48

    Animart exibe peça"A terceira margem do rio a dentro"

    Cazenga- A exibição da peça teatral " A terceira margem do rio a dentro", preencheu o destaque do segundo dia( sexta-feira), da 14ª edição do festival internacional de teatro do Cazenga (Festeca 2019).

  • 04/07/2019 23:31:39

    Dupla KK homenageada no festival internacional de teatro

    Luanda - A homenagem dos actores Júlião Correia e José Gota, da dupla Cómica K.K e a exibição da peça " Escola de mulheres" da Companhia de Teatro TIC - TAC do Cazenga, do dramaturgo francês Mullier, marcou a abertura da 14ª edição do festival internacional de teatro do Cazenga, em Luanda (Festeca 2019).