Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

13 Setembro de 2019 | 16h34 - Actualizado em 13 Setembro de 2019 | 16h34

Oficial destaca artes cênicas na sociedade

Mbanza Kongo - O comandante provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) no Zaire, comissário-bombeiro Daniel Janeiro Fernandes, destacou, em Mbanza Kongo, o papel das artes cênicas na mudança de atitudes e comportamentos da sociedade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Para o responsável, que falava na cerimónia de encerramento do programa denominado “Giro Cultural”, as artes cénicas quando bem direccinadas influenciam positivamente o modo de ser e estar do indivíduo.

Para o resposável, a fluidez com que a mensagem é transmitida, com o recurso  ao teatro e a outras vertentes artísticas, ajuda na adopção de novas atitudes e novos comportamentos por parte da sociedade.

Considerou valiosa a adopção desses métodos para a consciencialização da população sobre os riscos derivados da construção de casas em zonas inadequadas, a condução irresponsável, assim como das relações sexuais promiscuas e desprotegidas.

Fez saber que cidadãos sentiram-se atraídos com esta campanha, tendo assimilado conselhos sobre a necessidade da prevenção  aos incêndios, abstenção ao uso excessivo do álcool, entre outros.

O referido programa, de abrangência nacional, tem por objectivo sensibilizar a população, através das manifestações artísticas como o teatro, a dança, música e poesia em matéria de prevenção de desastres e riscos.

O acto de encerramento foi antecedido por uma palestra subordinada ao tema “História do reino do Kongo”, na qual os participantes foram informados sobre a sua origem e fundação, expansão, organização, política, social e económica, bem como sobre os monumentos e sítios históricos de Mbanza Kongo, Património Cultural da Humanidade.

O programa “Giro Cultural”, de iniciativa do Comando-geral dos Bombeiros, visa alertar os munícipes sobre o perigo que representa a condução irresponsável, construção de residências em zonas de risco e a promiscuidade nas relações sexuais.

Com a sua implementação no Zaire, o “Giro Cultural” marca assim presença em 17 das 18 províncias do país, faltando a de Cabinda.

Assuntos Arte   Província » Zaire  

Leia também
  • 13/09/2019 11:37:43

    Artistas plásticos clamam por galeria no Zaire

    Mbanza Kongo- Os artistas plásticos em Mbanza Kongo, província do Zaire, destacaram, nesta sexta-feira, a necessidade da criação de um espaço para a exposição permanente de obras.

  • 10/09/2019 17:38:55

    Responsável quer autonomia para Museu dos Reis do Kongo

    Mbanza Kongo - O responsável do Museu dos Reis do Kongo, Luntadila Lunguana, advogou, nesta terça-feira, em Mbanza Kongo, Zaire, a definição de um estatuto de autonomia administrativa e financeira.

  • 26/07/2019 19:22:57

    Jovens da CPLP devem dedicar-se a formação - governador

    Luanda - Os jovens criadores de arte da CPLP foram convidados hoje (sexta-feira), em Luanda, pelo governador provincial de Luanda, Sérgio Luther Rescova Joaquim, a inspirarem-se nas maiores referências culturais dos seus países, durante a produção das suas obras e dedicar-se a formação.