Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

21 Outubro de 2019 | 21h08 - Actualizado em 21 Outubro de 2019 | 21h08

Hildebrando de Melo expõe na galeria da Livraria Sá da Costa

Luanda - O artista angolano Hildebrando de Melo promove desde sábado na galeria da Livraria Sá da Costa, em Portugal, uma exposição de esculturas e desenhos, em diálogo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 

Denominda Fórmula, a mostra reúne 13 objectos produzidos entre 2016 e 2018, sendo que 7 são inéditos.

No texto do catálogo da exposição, Raquel Ermida realça a estética do artista, que consegue através da fusão da urbanidade com elementos do universo ancestral da escultura africana. Para a investigadora do Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa.

 “O estado de mutabilidade do desenho prende-se com o domínio do ritual e elementos tribais. Interessado pelo potencial metafísico de transformação através da arte, o artista recorre a figurações híbridas de organismos vivos e criaturas mitológicas, fruto de um imaginário próprio que reinventa permanentemente, e que é ao mesmo tempo catártico e regenerador”, escreveu a crítica.

Avança que há um traço consensual à crítica à obra do artista, a de que gosta de dissecar a “condição humana”.

Biografia

Nascido, em 1978, no Huambo, sul de Angola, depois da sua formação em Portugal, o artista regressa a Luanda, cidade onde firma as bases do seu trabalho e monta o seu atelier, em 2000, na sede da União Nacional dos Artistas Plásticos de Angola, na Mutamba, baixa da cidade.

Já participou em exposições individuais e colectivas em inúmeras paragens, para além de Angola: Portugal, Nova Iorque, Alemanha, Itália, África do Sul, Índia, Espanha e Holanda.

Em 2008 foi distinguido como a personalidade que mais contribuiu para as artes visuais em Angola.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 20/10/2019 04:47:07

    Angolanos e cabo-verdianos "assaltam" palco do Festival Zouk

    Luanda - Apesar da participação das estrelas antilhanas (Jean Michel Rotin e Tanya ST Val), a noite da segunda edição do Festival Zouk, ocorrida na Baia de Luanda, teve como referências principais os músicos angolanos Paulo Flores e Impactus 4 e a dupla cabo-verdiana Beto Dias&Suzana Lubrano.

  • 19/10/2019 00:04:55

    Resenha Cultural: Acordos entre Ministério da Cultura e Total&EP marcam semana

    Luanda - A assinatura de acordos entre o Ministério da Cultura e a Total&EP para o financiamento de acções no âmbito do Plano de Gestão do Centro Histórico de Mbanza Kongo e para a recuperação do Palácio de Ferro marcaram a semana cultural que hoje, sábado, termina.

  • 18/10/2019 13:02:02

    Agenda cultural

    Luanda - Festival Zouk e lançamento dos discos dos músicos Acácio e C4 Pedro marcam a agenda cultural de Luanda, neste fim-de-semana.