Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

02 Fevereiro de 2020 | 05h12 - Actualizado em 03 Fevereiro de 2020 | 15h37

Huíla: Lançada obra sobre dificuldades dos estudantes no estrangeiro

Lubango - Uma obra literária denominada "Sol Mulembeiral", do autor Capui Lara, que narra 50 poesias sobre as dificuldades dos estudantes angolanos no exterior do país, foi lançada, neste sábado, na cidade do Lubango.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: João Lara Macuva - escritor

Foto: Amélia Oliveira

Em declarações à Angop, na apresenção do livro, o autor afirmou que a obra foi escrita no Chile em 2017, uma reflexão que homenageia a juventude estudantil angolana no exterior do país, com distintas dificuldades que passam e a persistência em continuar os estudos.

Declarou ser um conjunto de poesias “hermenêuticas” sobre a sociedade angolana, o sofrimento do angolano e africano, associado a vontade de querer vencer.

Disse que foi motivado pela experiência de ter sido estudante bolseiro na república do Chile e pelo gosto à escrita, justificando que apesar dos obstáculos, existe uma realidade inalterável onde todos devem resistir e ultrapassar com coragem

Justificou que a expressão “Sol” deu-se pelo facto de ser a única estrela que é difícil a “mão humana mortal” conseguir usurpar para benefício próprio e sendo um astro que queima, o homem deve usar para beneficiar positivamente a sua vida.

Questionado sobre o estado da literatura angolana, salientou que ainda precisa crescer, uma vez que existem poucos apoios para a publicação de obras literárias, assim como para a formação em literatura.

Encorajou aos jovens escritores a não terem pressa de publicar as suas obras, mas que tenham urgência em aprender a cada dia sobre o que é a literatura, para poder resistir a escala temporária.  

João Lara Macuva Hotalala de 32 anos de idade, começou a escrever com sete anos, sendo esta a sua terceira obra. A primeira foi pública em 2011 “Gravidez de um põr do Sol”, a segunda “Latidos do Sol”, todas em poesias ligadas à academia.

Leia também
  • 17/01/2020 02:50:59

    Escritor angolano Isidro Sanene premiado no Brasil

    Lobito - O escritor e artista plástico angolano Isidro Sanene recebeu quinta-feira, o Prémio Desenvolvimento, atribuído pela Revista Ideias da Sul, na região de Santo Amaro, em São Paulo, no Brasil, sendo o primeiro africano agraciado com essa distinção, soube a Angop.

  • 14/01/2020 14:47:48

    Falta de espaços causa diminuição de grupos teatrais

    Lubango - A exiguidade de salas para a realização de actividades culturais, com realce para a exibição de peças teatrais, causou a diminuição de 84 para 65 grupos teatrais em 2019 na província da Huíla.

  • 08/01/2020 20:21:35

    Responsável quer artistas empreendedores

    Lubango - O chefe do Departamento da Cultura Artes e Património Histórico do sector da Cultura da província da Huíla, Bernardino Gabriel, defendeu hoje, quarta-feira, a necessidade dos artistas apostarem no empreendedorismo para aumentar e valorizar mais as suas obras.