Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

24 Fevereiro de 2020 | 22h37 - Actualizado em 24 Fevereiro de 2020 | 22h37

Inovação e criatividade marcam desfile da classe A

Luanda - Inovação e criatividade na dança, indumentária e nas canções marcaram o desfile dos grupos da classe A do Carnaval de Luanda, nesta segunda-feira, evento assistido pelo Presidente da República, João Lourenço.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

União 17 de Setembro

Foto: Nelson Malamba

Trajes com cortes e feitios arrojados, fusão de ritmos e sonoridades e danças com estilos combinados destacaram-se nos grupos que desfilaram no último dia do Carnaval de Luanda, numa combinação marcada pela preservação dos traços característicos e da tradição do Entrudo da capital do país.

Os integrantes do União Recreativo do Kilamba levaram à Nova Marginal trajes reluzentes com designe inovador, facto que mereceu elogio por parte da plateia.

Na mesma esteira, o grupo União Njinga a Mbandi também foi alvo de aplausos da assistência pelo ritmo cabecinha, aliada à coreografia complexa, mas com os dançarinos entrosados e compassados no ritmo da música.

A criatividade também esteve demonstrada na “ousadia” do grupo Jovens da Cacimba, por terem apresentado, pela primeira vez, o estilo kuduro no Carnaval competitivo de Luanda, tendo sido brindado com muitos aplausos por parte do público.

Os Jovens da Cacimba homenagearam os pioneiros deste estilo, com destaque para os seus expoentes máximos Tony Amado e Sebem, respectivamente, e dançaram ao ritmo da fusão kuduro e semba.

A par destas inovações, estiveram representadas nos 13 grupos algumas das figuras características do Carnaval de Luanda como as bessanganas, as xinguiladoras, as “enfermeiras”, as quintandeiras e as mulheres com bacias cheias de produtos do campo e pescado.

Estiveram a prestigiar o Carnaval da Classe A de Luanda turistas de várias nacionalidades, que destacaram a alegria, espontaneidade e o colorido desta festa.

Com a passagem do grupo União 54, baixaram-se as “cortinas” sobre o Carnaval da classe A de Luanda e a grande expectativa agora é saber quem serão os vencedores do Entrudo.

Prevê-se muito trabalho para o júri, presidido pelo cantor Santocas, que tem a responsabilidade de anunciar quarta-feira (26) os vencedores do Carnaval da Classe A de Luanda.  

Além de João Lourenço, assistiram os desfiles dos grupos da Classe A a primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, a ministra da Cultura, Maria de Jesus, o presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos, o governador de Luanda, Sérgio Luther Rescova, ministra da Educação, Ana Paula Elias, a ministra dos Desportos, Ana Paula Sacramento, a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, entre outros convidados.

Assuntos Carnaval  

Leia também
  • 24/02/2020 21:12:47

    Mais de 400 efectivos da polícia asseguram Carnaval na Catumbela

    Lobito - Quatrocentos e cinquenta agentes afectos a vários órgãos do Comando Provincial de Benguela da Polícia Nacional, incluindo os serviços de bombeiros, estão em prontidão para o asseguramento do desfile do Carnaval edição 2020, a realizar-se nesta terça-feira (25), na marginal do município da Catumbela, apurou a Angop.

  • 24/02/2020 20:57:11

    Amazonas do Prenda presta tributo ao comandante Vidal

    Luanda - O União Amazonas do Prenda, do distrito urbano da Maianga, vai render homenagem ao comandante Pedro Vidal, pelos mais de 40 anos dedicados à cultura nacional, particularmente a dançar o Carnaval.

  • 24/02/2020 19:30:54

    Kabocomeu dança kazukuta na Nova Marginal

    Luanda - O grupo União Operário Kabocomeu apresenta-se ao ritmo do kazukuta no palco da Nova Marginal, onde decorre no desfile da Classe A do Carnaval de Luanda.