Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

18 Setembro de 2020 | 19h05 - Actualizado em 18 Setembro de 2020 | 19h04

Inaugurada praça da Cultura no Chitato

Dundo - Os fazedores de artes na Lunda Norte contam, a partir desta sexta-feira, com uma praça da cultura para a comercialização dos seus produtos, com capacidade para acolher mais de 500 pessoas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Localizada no distrito urbano do Dundo, município de Chitato, defronte ao Museu Regional, a praça ocupa uma área de dois mil e 800 metros quadrados e tem no centro a estatueta do Samanhonga (pensador), símbolo da cultura lunda tchokwe, com dois metros de altura.

O espaço, inaugurado pelo governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, servirá para a exposição de peças de artes, livros, entre outras actividades.

Foi construído no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

O encenador Helder Chissaluquia disse que a praça constitui um ganho para a província, porque vai contribuir na divulgação e promoção do trabalho cultural desenvolvido pelos artistas locais.

Indicou que, com esta praça, vários grupos de teatro têm a possibilidade de se apresentar publicamente, poupando recursos para o aluguer de salas de eventos.

Já o poeta Elísio Allan Mateus qualifica a praça como um espaço de interação cultural, que servirá não só para a comercialização dos produtos mas também para a troca de experiência entre os artistas locais.

O artista plástico Alex Saba disse que a província dá um passo importante na politica de incentivo e promoção da cultura local, augurando que a iniciativa se estenda para outros municípios.

Leia também
  • 06/07/2020 13:41:43

    Soberano Tchokwe apela resgate da identidade cultural

    Dundo - O rei do povo lunda, Mwene Muatxissengue Wa-tembo, apelou hoje, segunda-feira, as autoridades tradicionais na Lunda Norte, ao resgate da identidade cultural tchokwe, promovendo actividades que exaltam o folclore local, como no passado.

  • 09/06/2020 13:06:05

    Museu do Dundo com novas regras

    Dundo - Dois meses depois de terem sido suspensas as visitas, por causa da pandemia do novo coronavírus, a direcção do Museu Regional do Dundo está a trabalhar na criação de condições de biossegurança, para reabrir as portas ao público, ainda esta semana, sob fortes medidas de prevenção.

  • 04/06/2020 13:45:33

    Lunda Norte ganha Praça da Cultura

    Dundo - Uma praça da cultura está a ser construída no distrito urbano do Dundo, defronte ao Museu Regional, para permitir aos artistas a comercialização de produtos.