Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

22 Setembro de 2020 | 13h59 - Actualizado em 22 Setembro de 2020 | 13h58

Antigo porto de Caxaxa pode ser património histórico-cultural

Dundo - O antigo porto comercial do rio Caxaxa, no município do Cuilo, Lunda Norte, na época colonial, consta num projecto de identificação e estudo de locais históricos existentes na província para a classificação como património histórico-cultural nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A antiga Mussumba, o palácio ou a capital do reino Lunda, no município do Caungula, faz parte dos locais históricos a ser inventariados e submetidos ao Ministério de tutela para a sua classificação como património histórico-cultural nacional.

O antigo Mussumba do Caungula e o porto do Cuilo, eram os principais centros de trocas comerciais entre os africanos e os europeus e asiáticos, com realce para comercialização da borracha.

A informação foi avançada esta terça-feira, pelo chefe do departamento do Património Histórico Cultural e Comunidades do Poder Tradicional Local, do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, José Pinto.

Acrescentou que o gabinete propõe a ex-Praça dos Pioneiros (obelisco), acrescentando que os processos para o efeito já se foram encaminhados ao Instituto do Património Cultural do Ministério da Cultura.

Na Lunda Norte já estão classificados como património histórico-cultural de Angola, o Museu Regional do Dundo, a igreja Católica da Nossa Senhora de Fátima, a Estação Arqueológica do Balabala, entre outros sítios de valor histórico e cultural.

Leia também
  • 22/09/2020 13:47:59

    Museu dos Reis do Kongo encerra para manutenção do acervo

    Mbanza Kongo - O museu dos Reis do Kongo, localizado na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, vai, a partir desta quarta-feira (23), encerrar as portas aos visitantes para trabalhos de manutenção geral do acervo museológico.

  • 18/09/2020 19:05:01

    Inaugurada praça da Cultura no Chitato

    Dundo - Os fazedores de artes na Lunda Norte contam, a partir desta sexta-feira, com uma praça da cultura para a comercialização dos seus produtos, com capacidade para acolher mais de 500 pessoas.

  • 17/09/2020 20:34:33

    Sector da Cultura incentiva gosto pela literatura

    Luanda - O Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos de Luanda e a organização Clin Carlos procederam nesta quinta-feira ao lançamento de um torneio denominado "Dinastia poética o soba", com vista a incentivar o gosto pela literatura.