Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

11 Outubro de 2017 | 15h39 - Actualizado em 11 Outubro de 2017 | 15h38

Dia das forças armadas comemorado em Addis-Abeba

Addis-Abeba - A Chancelaria de Defesa da Embaixada de Angola na Etiópia, Representação Permanente Junto da União Africana e CEA, realizou um encontro de confraternização, alusivo ao 26º aniversário das Forças Armadas Angolanas (FAA), com a presença dos adidos de Defesa dos países da SADC, acreditados em Addis-Abeba.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Efectivos das Forças Armadas Angolanas

Foto: Lino Guimaraes/Arquivo

Segundo uma nota de imprensa do Serviço de Imprensa da Embaixada da República de Angola na Etiópia, Representação Permanente junto da União Africana e CEA, chegada nesta quarta-feira a Angop, a cerimónia decorreu na última segunda-feira e agregou, entre outros, os adidos de Defesa do Brasil e da Guiné Equatorial.   

Na ocasião, o adido de Defesa de Angola, coronel Carlos dos Santos, fez uma abordagem sobre a formação das FAA, que passou a integrar num mesmo exército tropas antes beligerantes e a trajectória até ao alcance da paz definitiva, em 2002.

O oficial sublinhou a existência, hoje, de um exército unificado, regular e apartidário, comprometido e pronto a defender o país de agressões externas e também preparado para participar em operações de apoio à paz, no âmbito da arquitectura africana de paz e segurança.

Participaram também da actividade diplomatas da Embaixada, assim como oficiais angolanos da Capacidade Africana de Reacção Imediata a Crises (CARIC), adstrita à União Africana.

O 9 de Outubro é consagrado às FAA, pois foi nesta data, em 1991, que se deu o primeiro passo para a criação e consolidação do exército nacional único, no quadro dos Acordos de Bicesse, rubricados em Portugal, entre o governo angolano e representantes da Unita.

Assuntos Etiópia   Forças Armadas  

Leia também
  • 26/01/2018 12:47:38

    Cunene: DRM quer maior colaboração no recenseamento militar

    Ondjiva - A necessidade de maior colaboração das instituições públicas e privadas no processo de mobilização e sensibilização da juventude para adesão ao processo de recenseamento militar foi defendida nesta sexta-feira pelo substituto para a Educação Patriótica do Distrito Recrutamento Militar (DRM) no Cunene, major Brós Tito Salukeni.

  • 26/12/2017 17:59:14

    Formados mais de quinhentos militares das FAA

    Luanda - As Forças Armadas Angolanas (FAA) contam com mais 550 militares formados, em 2017, em instituições de ensino superior militar, incluindo estrangeiras, anunciou nesta terça-feira, na capital angolana, o seu chefe do Estado Maior General, Geraldo Sachipengo Nunda.

  • 15/11/2017 15:35:00

    Reformados generais das FAA

    Luanda - Quinze oficiais generais das Forças Armadas Angolanas (FAA) passaram hoje (quarta-feira), em Luanda, à reforma, depois de terem prestado mais de 40 anos de serviço militar à pátria.

  • 04/11/2017 12:31:39

    Angola: Morreu general João de Matos

    Luanda - O antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general João de Matos, faleceu neste sábado, 4 de Novembro, por doença, na cidade de Madrid, em Espanha.