Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Janeiro de 2018 | 04h49 - Actualizado em 13 Janeiro de 2018 | 04h49

Malanje: CIR 13 será transformado em memorial histórico

Malanje - O Centro de Recrutamento Militar Kuenha Kangugo, denominado CIR 13, será transformado nos próximos tempos num memorial histórico para dignificar os mais velhos, e não só, que recrutaram no referido local e lutam para a independente de Angola, alcançada a 11 de Novembro de 1975.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Essa garantia foi dada sexta-feira, nesta cidade, pelo director provincial em exercício dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Emílio de Almeida, durante uma visita ao local, efectuada por membros da instituição e do governo da província, para se inteirar do estado de conservação das infra-estruturas do mesmo.

O responsável precisou que o governo da província orientou a direcção dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria no sentido de elaborar um programa e respectivo orçamento para a construção de um memorial histórico no espaço para dignificar os filhos de Angola que se bateram pela causa do país e fizerem o recrutamento militar no local em referência.

Por sua vez, um dos sobreviventes do recrutamento do CIR 13, Alberto Domingos Van-Dúnem, elogiou a iniciativa, lembrando que muitos nacionalistas passaram por momentos difíceis das suas vidas no local, pois não tinham como comer, beber água e visitar as suas famílias, enquanto aquartelados.

“No CIR 13 passaram muitos comandantes e um deles foi o camarada Luís dos Passos que soube ensinar as técnicas militares aos seus soldados”, frisou.

A visita ao CIR 13 enquadra-se nas comemorações do 15 de Janeiro, dia do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, cujas actividades decorrem sob o lema “Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Orgulho do Povo Angolano”.

Construído em 1973, o Centro de Recrutamento Militar CIR 13 está localizado na comuna de Cambaxe, município de Malanje, tendo beneficiado apenas hoje de uma visita de membros do governo.

Para além de formar antigos combatentes e veteranos da pátria, também formou alguns elementos afectos às forças armadas angolanas (FAA).

Leia também
  • 21/03/2018 13:12:37

    Líderes juvenis angolanos formados em Moçambique

    Luanda - Vinte jovens angolanos de diversas organizações da sociedade civil, participam em Maputo, Moçambique, na quinta edição de formação de jovens futuros líderes africanos (YALI), evento que entra hoje, quarta-feira, no terceiro dia de actividades.

  • 21/03/2018 12:17:48

    Político considera fundamental conhecimento da história

    Lubango - A necessidade dos jovens conhecerem a história de Angola, incluindo as principais batalhas para a independência nacional e conquista da paz, foi defendida na terça-feira, na província da Huíla, pelo segundo secretário municipal do MPLA no Lubango, Augusto Kwanga.

  • 21/03/2018 00:16:29

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 20/03/2018 22:40:32

    PR felicita homólogo chinês pela reeleição e espera aprofundar relações

    Luanda - O Chefe de Estado, João Lourenço, felicitou hoje o seu homólogo chinês, Xi Jinping, pela reeleição ao cargo de Presidente da República Popular da China, e espera que as relações entre as duas nações continuem a aprofundar-se, na perspectiva de que se alarguem para outros sectores.