Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

05 Novembro de 2018 | 11h36 - Actualizado em 05 Novembro de 2018 | 11h36

Resenha: Entrega da proposta do OGE ao Parlamento é destaque da semana

Luanda - A entrega, pelo Executivo, da proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019, à Assembleia Nacional, constitui o destaque do noticiário de carácter político divulgado pela Angop nos últimos sete dias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Fernando da Piedade Dias dos Santos, Presidente da Assembleia Nacional (à esq) recebe OGE 2019a (esq) recebe OGE 2019

Foto: Francisco Miúdo

A proposta está avaliada em 11,2 biliões de kwanzas, um valor superior aos 9,6 biliões do exercício de 2018.

O principal instrumento de gestão e execução da política do Governo foi elaborado com base numa referência de 68 dólares norte-americanos o preço do barril de petróleo.

Entre as manchetes da semana está o acto formal de transferência de algumas competências de departamentos ministeriais para os governos provinciais, numa medida que visa dar maior dinamismo à resolução dos problemas locais.

Nesta primeira etapa foram eleitos os ministérios da Saúde, Pescas, Ambiente, Recursos Minerais e Petróleo, Comércio, Educação, Indústria, Cultura, Turismo e Energia e Águas.

No quadro das actividades presidenciais, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, procedeu ao ajustamento dos conselhos de administração das empresas públicas de comunicação social, designadamente, da Televisão Pública de Angola (TPA), Edições Novembro e Agência Angola Press (ANGOP).

Igualmente nesse segmento, o Presidente João Lourenço felicitou a ANGOP, única a agência de notícias do país, pela passagem de 43º aniversário, assinalado a 30 de Outubro último.

No capítulo da segurança regional mereceu realce o anúncio da participação de Angola num exercício militar no Golfo da Guiné.

Trata-se do exercício militar multinacional denominado "Grand African Nemo 2018", cuja realização está marcada para o período de 3 a 10 de Novembro do ano em curso, numa acção que acontece no quadro da parceria operacional no Golfo da Guiné, em que Angola é parte.

Na semana que hoje encerra, foi apresentada a operação resgate, cujo início está previsto para o mês em curso.

A operação tem como objectivo repor a ordem social, económica e reforçar a autoridade do Estado em todo o território nacional.

No segmento parlamentar mereceu realce o anúncio segundo o qual a proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico de 2019 vai à discussão e votação na Assembleia Nacional, a 14 do mês em curso.

Assuntos Política   Resenha  

Leia também
  • 05/11/2018 19:51:30

    "Notícias do Palácio" de Luís Fernando já no mercado

    Luanda - O escritor Luís Fernando lançou esta segunda-feira, em Luanda, o seu mais recente livro intitulado "Notícias do Palácio - O Primeiro ano de Mandato do Presidente João Lourenço", com mil exemplares.

  • 05/11/2018 18:37:03

    Administradores municipais exortados a centrarem-se nas acções do Estado

    Malanje - O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, exortou hoje, segunda-feira, os administradores municipais a absterem-se de boatos e intrigas, factos que os caracterizou como perda de tempo e práticas que retiram o verdadeiro foco nas acções do Estado.

  • 05/11/2018 17:48:15

    Governador ressalta liberdade como ganho da Independência Nacional

    Cuito - A reconstrução e o processo de reconciliação nacional em curso no país constituem os principais ganhos que a nação angolana alcançou durante os 43 anos de independência nacional, ressaltou o governador do Bié, Pereira Alfredo.