05 Dezembro de 2018 | 19h30 - Actualizado em 05 Dezembro de 2018 | 21h31
Angola cria Agência Nacional de Petróleo e Gás
Luanda - O Conselho de Ministros formalizou nesta quarta-feira a criação da Agência Nacional de Petróleo e Gás, entidade que tem por finalidade promover a contratação das operações petrolíferas.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Conselho de Ministros reunido durante 11ª Sessão ordinária
Foto: Pedro Parente
Na sessão, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, também foi aprovado o estatuto orgânico da Agência Nacional de Petróleo e Gás, refere o comunicado final da reunião.
Foram ainda aprovados os novos estatutos orgânicos da Sonangol E.P., que passa a ter como objectivo principal a prospecção, produção, transporte, comercialização, refinação e transformação de hidrocarbonetos líquidos, gasosos e seus derivados.
A petrolífera angolana poderá, nos termos do novo estatuto, dedicar-se também à actividade petroquímica.
A referida reunião, do órgão auxiliar do Presidente da República, serviu ainda para a aprovação do estatuto do Instituto Geológico de Angola e do regulamento técnico de comercialização de diamantes brutos.
O documento estabelece as modalidades de compra e venda de diamantes.
No âmbito das atribuições do ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, a reunião criou o Conselho Nacional da Acção Social.
Na sessão desta quarta-feira, o Conselho de Ministros aprovou, igualmente, o estatuto remuneratório da carreira de investigador científico e o regulamento geral de acesso ao ensino superior.
No quadro da política externa, foram apreciados, para envio à Assembleia Nacional, os projectos de resolução que aprovam para ratificação o acordo de cooperação no domínio da defesa entre os governos de Angola e da Guiné Equatorial, bem como o tratado entre a Angola e a Federação da Rússia, sobre o auxilio judiciário mútuo em matéria penal.
Finalmente, o Conselho de Ministros aprovou um Acordo entre o Governo da República de Angola e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), relativo ao programa bilateral de parceria, assim como um outro para a Criação de um Escritório de Parceria e de Ligação com FAO.
O Conselho de Ministros é um órgão de consulta do Presidente da República, que pode delegar, nas suas ausências e impedimentos temporários, ao Vice-Presidente da República a faculdade de presidir as reuniões.
Para além do Presidente e do Vice-Presidente da República, o Conselho de Ministros é integrado por todos os Ministros de Estado e Ministros.
Assuntos Conselho de Ministros Executivo
Leia também
-
30/01/2019 14:30:11
Comissão do Conselho de Ministros aprecia construção de escolas em todo país
Luanda - A Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros apreciou nesta quarta-feira um memorando sobre a construção de escolas, em todo o território nacional.
- 24/01/2019 21:23:32
Executivo vai conceder bolsas nas melhores universidades mundiais
Luanda - O Conselho de Ministros aprovou nesta quinta-feira um programa que visa incentivar e apoiar, anualmente, a formação pós graduada de 300 licenciados angolanos nas melhores universidades do mundo.
- 24/01/2019 20:59:09
Conselho de Ministros aprecia diplomas relativos à justiça militar
Luanda - O Conselho de Ministros apreciou nesta quinta-feira as propostas de leis do Estatuto dos Magistrados Judiciais Militares, Orgânica do Supremo Tribunal Militar e dos Tribunais de Jurisdição Militar.
- 24/01/2019 20:35:48
Executivo avalia Plano Estratégico de Cooperação
Luanda - O Plano Estratégico de Cooperação Angola - Portugal 2018/2022 mereceu nesta quinta-feira uma avaliação favorável do Executivo angolano, que esteve reunido em Conselho de Ministros.