Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Junho de 2018 | 00h38 - Actualizado em 14 Junho de 2018 | 00h39

Auscultações das propostas de leis das autarquias reforçam democracia

Huambo - A auscultação sobre as propostas de leis de implementação das autarquias locais em Angola vão reforçar a democracia e a unidade e nacional, por juntar várias personalidades da sociedade civil na discussão de uma situação relevante para o desenvolvimento do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo: Governador João Baptista Kussumua

Foto: VALENTINO YEQUENHA

A consideração foi feita, hoje, pelo  governador do Huambo, João Baptista Kussumua, durante a sessão de apresentação e auscultação do pacote legislativo das autarquias locais aos membros da sociedade civil dos municípios da Caála e Bailundo,  em actos orientados  pelo Ministro da Administração do Território e Reforma  do Estado, Adão de Almeida.

Referi que este exercício é um meio de mobilização dos diversos actores sociais para contribuírem na procura de modelos eficientes de uma administração que sirva os interesses do povo angolano.
 

Na sua visão, o processo está a se desenvolver, de forma tranquila, clara e objectiva, sem sensação de discórdia entre as estruturas da sociedade.

“É um exercício de unidade e democracia. Um trabalho de equipa, onde não está a se relevar os interesses das pessoas, em função das suas convicções partidárias, mas sim a importância de se olhar para um país que se quer desenvolver”, asseverou.

João Baptista Kussumua lembrou aos presentes que o estabelecimento das autarquias, por si só, não vai resolver todos os problemas que os munícipes enfrentam, realçando que as mesmas precisam de mais financiamentos para que possam funcionar correntemente e cumpram com o objectivo de combater às assimetrias regionais e promover o desenvolvimento das comunidades.

Para si, é fundamental que as localidades tenham capacidade de arrecadação de receitas para assegurar o funcionamento das autarquias.

As sessões de apresentação e auscultação da sociedade civil sobre o pacote legislativo sobre as autarquias locais prosseguem quinta-feira a nível do município do Huambo.

Leia também
  • 15/06/2018 17:04:16

    JMPLA esclarece militantes em matérias sobre autarquias

    Saurimo - Os militantes da JMPLA na Lunda Sul foram esclarecidos hoje, sexta-feira, em Saurimo, em matérias sobre eleições autárquicas, com vista a sua preparação para os desafios que se avizinham, deu a conhecer o primeiro secretário provincial da organização juvenil do MPLA, Crispim Cabongo.

  • 15/06/2018 16:25:12

    Propostas de leis das autarquias respeitam pressupostos constitucionais

    Huambo - O pacote legislativo proposto para regular a implementação das autarquias locais assentam sobre os pressupostos constitucionais eficientes, que vão garantir a sustentabilidade destes entes públicos.

  • 14/06/2018 21:21:25

    CNE assegura condições para realização das eleições autarquias

    Huambo - O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), André da Silva Neto, disse hoje, quinta-feira, na cidade do Huambo, estarem criadas as condições técnicas e administrativas para a realização das eleições autárquicas, marcadas para 2020.

  • 14/06/2018 21:21:20

    UNITA está a adequar-se ao contexto do país

    Huambo - A UNITA está a adequar-se ao contexto social, político e económico do país, para continuar a ser uma força política capaz de servir os anseios da população, admitiu hoje, quinta-feira, na província do Huambo, o seu 2º secretário local, Américo Wango Samoma.