Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Julho de 2018 | 19h56 - Actualizado em 12 Julho de 2018 | 19h56

Angola e São Tomé e Príncipe "sólidos" na "amizade e cooperação"

Luanda - O Presidente João Lourenço destacou hoje os "sólidos laços de amizade e cooperação" que unem Angola e São Tomé e Príncipe e manifestou a firme convicção de que o reforço das relações entre os dois países é o melhor caminho.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente João Lourenço felicita povo de São Tomé e Príncipe

Foto: Cedida

Numa nota da Casa Civil do Presidente da República, o estadista angolano aproveitou a ocasião para felicitar o “povo irmão” daquele país de expressão de língua portuguesa pelo 43º aniversário da proclamação da independência.

Na mensagem enviada hoje ao seu homólogo santomense, Evaristo do Espírito Santo Carvalho, o chefe de Estado angolano considera que o reforço das relações entre os dois países é o caminho que melhor corresponde aos interesses e aos sentimentos dos respectivos povos.

Por último, João Lourenço referiu o interesse de Angola em continuar a empreender esforços tendentes ao aprofundamento das históricas relações entre os dois Estados, a todos os níveis da vida política, cultural, económica e social de cada um dos países.

As relações bilaterais entre Angola e São Tomé e Príncipe têm o seu quadro jurídico assente no Acordo Geral de Amizade e Cooperação, assinado em 19 de Fevereiro de 1978, à luz do qual foram assinados vários acordos com vista a promover e a aprofundar as relações de cooperação económica, científica, técnica e cultural entre as duas nações.

No domínio político-diplomático, os ministérios das Relações Exteriores de Angola e de São Tomé e Príncipe têm assinado, entre outros, um memorando de cooperação para o estabelecimento de consultas políticas e diplomáticas regulares.

Angola e São Tomé e Príncipe são membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Assuntos Política  

Leia também
  • 13/07/2018 12:06:01

    Governador defende maior investimento no Sul do país

    Lubango - O governador da Huíla, Marcelino Tyipinge, defendeu, esta sexta-feira, na cidade do Luabngo, a necessidade de haver maior investimento em projectos que possam mitigar os efeitos da seca, no Sul do país.

  • 13/07/2018 06:16:33

    Docente aponta critérios para selecção das autarquias

    Dondo - A capacidade de arrecadação de receitas, para a implementação de projectos de impacto económico e social nos municípios, deve ser um dos critérios de selecção para as autarquias, considerou na quinta-feira, na cidade do Dondo (Cuanza Norte), o docente universitário Carlos Teixeira.

  • 13/07/2018 04:16:49

    Autarquias permitem maior intervenção dos cidadãos

    Saurimo - As autarquias vão reforçar a democracia participativa, na medida em que os cidadãos estarão envolvidos nas decisões dos municípios, informou na quinta-feira o primeiro secretário provincial do MPLA na Lunda Sul, Eduardo Nelumba.

  • 12/07/2018 22:01:07

    Angola/ Reino Unido pode investir no ramo agrário na Lunda Norte

    Dundo - A cônsul britânica em Angola, Prinrose Lovett, afirmou, quarta-feira, no Dundo, que o investimento do seu país na província da Lunda Norte deve privilegiar o ramo agrário.