Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Agosto de 2018 | 18h00 - Actualizado em 08 Agosto de 2018 | 17h59

Altos funcionários preparam cimeira da SADC

Luanda - O comité permanente dos altos funcionários da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúne-se na quinta-feira (dia 9), no âmbito da preparação da 38ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo desta região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira dos Países Membros da SADC

Foto: Francisco Miúdo

A cimeira dos Chefes de Estado e de Governo realiza-se nos dias 17 e 18 do corrente mês, na cidade de Windhoek (Namíbia), segundo uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério das Relações Exteriores, chegada nesta quarta-feira à Angop.

Durante a sessão de trabalhos do comité permanente, o director-geral do Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, K. E. Mahoai, passará a presidência rotativa deste órgão à secretária permanente do Ministério das Relações Internacionais e Cooperação da República da Namíbia, Selma Ashipala-Musawi.

No quadro da preparação da cimeira, haverá reuniões sectoriais, concretamente do Comité de Finanças e do Comité Permanente dos Altos Funcionários, esta última para a adopção da agenda anotada do Conselho.

A reunião do Conselho de Ministros da comunidade acontece na próxima segunda-feira (dia 13). O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, deverá estar presente no acto.

Na sessão dos ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros, acontecerá a transferência da presidência do Conselho de Ministros da SADC de Lindiwe Sisulu, ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, para Natumbo Nandi-Ndaitwa, ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia.

O secretariado vai preparar a documentação discutida e compilada para ser submetida a aprovação dos Estadistas.

A SADC foi criada a 17 de Outubro de 1992 e integra Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia,  Seychelles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Assuntos Cimeira  

Leia também
  • 18/01/2019 07:24:06

    Etiópia : Chefe de Estado angolano de regresso a Luanda

    Adis Abeba - (Dos enviados especiais ) - O Presidente da República, João Lourenço, deixou nesta sexta-feira Adis Abeba, Etiópia, de regresso a Luanda, depois de participar em duas cimeiras sobre iniciativas para conter o clima de tensão reinante na RDC, desde a altura do anúncio dos resultados provisórios das eleições presidenciais, legislativas e provinciais .

  • 17/01/2019 18:20:05

    SADC apela à manutenção da paz na RDC

    Addis-Abeba (Dos enviados especiais) - Os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) apelaram à comunidade internacional, nesta quinta-feira, em Addis-Abeba, Etiópia, para apoiar o governo da República Democrática do Congo (RDC) nos esforços de manutenção da paz e estabilidade.

  • 27/12/2018 01:27:35

    Cimeira de Brazzaville envia delegação para RDC

    Brazzaville (Dos enviados especiais) - A SADC e a CIRGL decidiram enviar para a República Democrática do Congo (RDC), quinta-feira, uma delegação conjunta para informar o presidente Joseph Kabila Kabange das conclusões da minicimeira de Brazzaville, realizada esta quarta-feira.

  • 26/12/2018 21:13:32

    Minicimeira de Brazzaville pede segurança de candidatos às eleições na RDC

    Brazzaville (Dos enviados especiais) - A minicimeira conjunta CIRGL-SADC de Brazzaville encerrou esta quarta-feira os seus trabalhos com um veemente apelo às autoridades da República Democrática do Congo (RDC) para garantir a segurança dos candidatos durante as eleições gerais deste ano, no país.