Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Agosto de 2018 | 18h00 - Actualizado em 08 Agosto de 2018 | 17h59

Altos funcionários preparam cimeira da SADC

Luanda - O comité permanente dos altos funcionários da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúne-se na quinta-feira (dia 9), no âmbito da preparação da 38ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo desta região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bandeira dos Países Membros da SADC

Foto: Francisco Miúdo

A cimeira dos Chefes de Estado e de Governo realiza-se nos dias 17 e 18 do corrente mês, na cidade de Windhoek (Namíbia), segundo uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério das Relações Exteriores, chegada nesta quarta-feira à Angop.

Durante a sessão de trabalhos do comité permanente, o director-geral do Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, K. E. Mahoai, passará a presidência rotativa deste órgão à secretária permanente do Ministério das Relações Internacionais e Cooperação da República da Namíbia, Selma Ashipala-Musawi.

No quadro da preparação da cimeira, haverá reuniões sectoriais, concretamente do Comité de Finanças e do Comité Permanente dos Altos Funcionários, esta última para a adopção da agenda anotada do Conselho.

A reunião do Conselho de Ministros da comunidade acontece na próxima segunda-feira (dia 13). O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto, deverá estar presente no acto.

Na sessão dos ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros, acontecerá a transferência da presidência do Conselho de Ministros da SADC de Lindiwe Sisulu, ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, para Natumbo Nandi-Ndaitwa, ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia.

O secretariado vai preparar a documentação discutida e compilada para ser submetida a aprovação dos Estadistas.

A SADC foi criada a 17 de Outubro de 1992 e integra Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia,  Seychelles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Assuntos Cimeira  

Leia também
  • 18/08/2018 19:18:13

    Presidente da Assembleia Nacional já está em Luanda

    Luanda - O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, regressou hoje, sábado, ao país, depois de ter participado, na cidade de Windhoek (Namíbia), na 38ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorreu de 17 a 18 do corrente mês.

  • 18/08/2018 15:02:37

    Presidente da República regressa a Luanda

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou ao princípio da tarde deste sábado a Luanda, proveniente de Windhoek, onde participou, de 17 a 18 do presente, na 38ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC.

  • 17/08/2018 18:42:28

    Executivo define políticas de valorização da juventude - Ana Dias Lourenço

    Windhoek (Dos enviados especiais) - O Executivo angolano tem definido políticas concorrentes para à capacitação e valorização da juventude, informou nesta sexta-feira, em Windhoek (Namíbia), a primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.

  • 17/08/2018 17:07:00

    Paz constitui principal desafio da SADC

    Windhoek (Dos enviados especiais) - O Chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, considerou a paz e segurança como os principais desafios para a região austral de África.