Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Novembro de 2019 | 13h41 - Actualizado em 12 Novembro de 2019 | 14h38

Papa e Presidente angolano abordam cooperação

Vaticano (Dos enviados especiais) - O Papa Francisco manteve na manhã desta terça-feira um encontro com o Presidente da República, João Lourenço, com quem abordou a cooperação bilateral e a política internacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Momento da conversa entre Presidente João Lourenço e Papa Francisco

Foto: Cedida

"Bem-vindo, senhor Presidente", saudou o Santo Padre, em português. "Muito obrigado. É uma grande honra para mim", respondeu o Chefe de Estado angolano, num longo e fraternal aperto de mãos.

Em declarações à Rádio Vaticano, o Chefe de Estado angolano disse que a conversa foi em torno da cooperação entre ambos os países, tendo informado ao Papa Francisco que Angola, sendo um Estado laico, promove a sã convivência entre as várias religiões.

“Falamos de Angola, no geral, dos seus problemas sociais e económicos. Recebi vários conselhos da parte do Santo Padre. Devo dizer que me sinto bastante satisfeito pela forma como decorreu a audiência, quer eu, quer a primeira-dama e a delegação que me acompanha”, frisou.

Nesta perspectiva, João Lourenço sublinhou que valeu a pena a deslocação ao Vaticano, sendo que Angola reputa de grande importância este encontro para a consolidação das relações entre os dois Estados.

No final do encontro, de 30 minutos, os líderes trocaram presentes. O Presidente João Lourenço ofereceu uma tela "Mãe Alegre", uma obra do artista angolano Guizef, nome artístico de Augusto Zeferino Guilherme.

Na sequência, o Papa presenteou o Chefe de Estado angolano com um livro sobre São Martinho, bispo de Tours (França) que morreu no ano de 397 d.C.

A cooperação entre Angola e Santa Sé tem sido marcada por um excelente relacionamento nos sectores de Educação e Saúde.

As partes assinaram em Setembro último um Acordo-Quadro no qual Angola reconhece a personalidade jurídica da Igreja Católica e a titularidade dos seus imóveis no país.

Assuntos Política  

Leia também
  • 12/11/2019 13:11:06

    Bastonário angolano eleito presidente da UALP

    Lisboa - O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Luís Paulo Monteiro, foi eleito, segunda-feira, presidente da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP), durante a XXXI Assembleia-Geral da associação, que decorreu em Lisboa.

  • 11/11/2019 22:18:13

    Jovens devem defender soberania nacional - Kwata Kanawa

    Cacuso - O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa", defendeu hoje a necessidade dos jovens assumirem-se como continuadores das tarefas inerentes à defesa da soberania nacional e alcance da independência económica do país.

  • 11/11/2019 17:19:00

    Guiné-Bissau: Embaixador realça medidas do Executivo angolano

    Bissau - O Embaixador de Angola na Guiné-Bissau, Daniel Rosa, realçou hoje (segunda-feira) as medidas adoptadas pelo Executivo, que resultaram numa percepção positiva do mundo sobre Angola.