Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

02 Dezembro de 2019 | 21h34 - Actualizado em 02 Dezembro de 2019 | 21h34

Vice-presidente da Namíbia já está em Angola

Luanda - O Vice-presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba, chegou na noite desta segunda-feira a Luanda, para participar do II Colóquio Internacional sobre a História do MPLA, a decorrer na capital do país de 4 a 6 deste mês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o político namibiano foi recebido pelo secretário-geral do partido no poder, Paulo Pombolo, e outras distintas personalidades da direcção do MPLA.

Nangolo Mbumba será prelector do tema “MPLA e a política para a libertação da África Austral", intrínseco ao painel “Partido do trabalho e os desafios do Estado angolano (1980-1985)”.

Em declarações à imprensa, considerou importante a realização do evento, porque dará a possibilidade dos jovens conhecerem a trajectória da luta para a independência de Angola e da Namíbia, bem como o combate ao apartheid na África do Sul.

Destacou ainda o papel do MPLA na consolidação da paz e da democracia em Angola, assim como as transformações políticas, sociais e económicas levadas a cabo actualmente, pois a tendência é melhorar as condições sociais da população.

Disse que a sua presença reforça, cada vez mais, a cooperação entre o MPLA e SWAPO, partido no poder na Namíbia.

Para o mesmo evento, chegou a meio da tarde de hoje o ex-presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, e é aguardado, nesta terça-feira, Durão Barroso, ex-primeiro-ministro de Portugal (2002-2004).

Além do ex-presidente da Comissão Europeia (2004 a 2014) e membro do Partido Social Democrata de Portugal, aguarda-se também, no dia três, entidades ligadas ao Congresso Nacional Africano (ANC - partido no Governo da África do Sul).

O colóquio vai versar ainda sobre os painéis “A independência e os desafios da construção do Estado (1975-1979)” e “MPLA - Contexto internacional e a mudança do sistema político em Angola (1986-1991)”.

“O papel dirigente do MPLA na consolidação das instituições democráticas: Do retorno à guerra à conquista da Paz (1992-2002)", também fará parte dos debates desse evento político internacional.

O I Colóquio Internacional sobre a História do MPLA realizou-se de seis a oito de Dezembro de 2011, no âmbito das comemorações do 55º aniversário da sua fundação.

Assuntos MPLA  

Leia também
  • 02/12/2019 18:07:20

    Pedro Pires em Angola para colóquio do MPLA

    Luanda - O antigo Presidente de Cabo Verde, Pedro Verona Rodrigues Pires, chegou hoje (segunda-feira), à tarde, a Luanda, para participar do segundo Colóquio Internacional sobre a História do MPLA, a realizar-se de 4 a 6 deste mês, na capital angolana.

  • 29/11/2019 09:14:00

    MPLA quer responsáveis que influenciem positivamente os jovens

    Luanda - O MPLA quer titulares de cargos de responsabilidade política que tenham atitudes que dignificam o bom nome do partido e com o seu comportamento e exemplo possam influenciar positivamente os militantes e os cidadãos, sobretudo a juventude.

  • 27/11/2019 13:49:22

    MPLA exige comprometimento dos seus dirigentes e quadros

    Luanda - A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, disse que o partido pretende que os seus quadros e dirigentes sejam efectivamente defensores intransigentes da linha política, dos princípios e valores da orientação ideológica da organização, respeitando o povo e lutando, incansavelmente, pela defesa dos seus interesses.