Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

20 Maio de 2019 | 22h27 - Actualizado em 21 Maio de 2019 | 08h39

Governo de Malanje expectante com visita do PR

Malanje - O governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos, afirmou nesta (segunda-feira), estar expectante com a visita do Presidente da República, João Lourenço, à região, realçando que a ocasião servirá para expor as principais preocupações com que a província se debate, sobretudo ligadas aos sectores económico e social.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa"

Foto: Antonio Escrivão

O Titular do Poder Executivo inicia nesta terça-feira (21), uma visita de trabalho de dois dias à Malanje, onde vai presidir a Reunião do Conselho de Governação Local, e conceder audiências a membros da sociedade civil.

O Presidente da República vai também inteirar-se do andamento das obras da centralidade de Malanje e do ISTAM (Instituto Superior de Tecnologia Agro-alimentar de Malanje).

Falando à imprensa, o governador disse que tendo em conta a importância de alguns projectos e as limitações locais, o governo, em sede da Reunião do Conselho de Governação Local, vai solicitar a intersecção do Titular do Poder Executivo para que, a seu nível, possa ajudar na resolução dos mesmos, com enfoque para as infra-estruturas integradas, há muito paralisadas nos bairros Canâmbua e Maxinde.

Paralelamente a isso, está a necessidade de extensão da rede eléctrica no interior da província, tendo em conta que actualmente apenas os municípios de Malanje e Cacuso beneficiam da energia da rede pública, não obstante à província dispor de duas barragens hidroeléctricas.

Neste particular, o governante enfatizou que a prioridade recai aos municípios da região Songo, designadamente Luquembo, Quirima e Cambundi-Catembo, parcela da província com forte potencial para o cultivo do arroz, cuja produção deve ser estimulada e transformada.

Entretanto, esclareceu que nem todos os municípios vão beneficiar de energia hidroeléctrica, estando por isso em estudo outras fontes, como a eólica.

O Conselho de Governação Local é o órgão auxiliar e colegial do Presidente da República na formulação de políticas e acompanhamento da execução das políticas de governação de administração do Estado a nível local.

O Conselho de Governação Local reúne-se semestralmente e é orientado pelo Presidente da República, coadjuvado pelo Vice-Presidente da República.

Dele fazem parte os ministros de Estado, ministros, os governadores provinciais, secretários do Presidente da República, o secretário do Conselho de Ministros, entre outras entidades ligadas à matéria de governação local.

Reuniões do género aconteceram já nas províncias de Cabinda, Lunda-Norte, Huíla, Uíge, Benguela e Namibe.

Leia também
  • 21/05/2019 00:03:13

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 20/05/2019 20:39:51

    Governo desmente existência de supostas valas comuns na Lunda Norte

    Luanda - A Delegação do Ministério do Interior na província da Lunda Norte qualificou, esta segunda-feira, de ''caluniosas'' as informações postas a circular nas redes sociais sobre a alegada existência naquela região de valas comuns, reproduzidas pela UNITA para atacar o Governo angolano.

  • 20/05/2019 20:34:25

    Ministro exige maior atenção nas fronteiras

    Luanda - O Ministro do Interior, Ângelo da Veigas Tavares, exigiu, nesta segunda-feira, do novo comandante da Polícia de Guarda Fronteira, Francisco Pereira Paiva, maior atenção na gestão e fiscalização dos limites fronteiriços, para preservar a segurança e a soberania do país.