Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Junho de 2019 | 17h43 - Actualizado em 12 Junho de 2019 | 17h42

Mais de oito mil BI abandonados nos postos de emissão do Huambo

Huambo - Oito mil e 23 Bilhetes de Identidade (BI) estão abandonados, há mais de dois anos, nos postos de emissão da província do Huambo, uma situação que está a preocupar o departamento de Identificação Civil e Criminal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações hoje, quarta-feira, à ANGOP, o chefe do departamento, Hélder Paulo Gomes, disse desconhecer as razões que levam os utentes a não procederem ao levantamento dos seus documentos de identidade, facto que tem vindo a aumentar ligeiramente.

Informou estarem na condição de abandono dois mil e 789 bilhetes emitidos antes de Dezembro de 2017 e cinco mil e 234 emitidos depois desta data, alguns dos quais de cidadãos que residem fora da província do Huambo.

Hélder Paulo Gomes  disse que maior parte destes documentos encontram-se no posto central (2.427) e nos postos de emissão dos municipios da Caála (1.543) e Bailundo (1.320). Os restantes estão nos postos do SIAC (751), Santa-Iria (594), Londuimbali (587), Ecunha (347), Ucuma (343) e posto de emissão móvel (111).

Apesar da situação em si não gerar constrangimento na rotina laboral, Hélder Paulo Gomes afirmou que o abandono intencional de Bilhetes de Identidade nos postos de emissão representa um desperdício de material, esforço e tempo, apelando, por isso, os utentes a evitarem tal prática.

“Muitos bilhetes acabam por caducar nos nossos serviços sem que os utentes os levantem. É uma situação que nos preocupa seriamente”, desabafou.

O chefe do departamento de Identificação Civil e Criminal informou que todos os meses, em média, são emitidos oito mil Bilhetes de Identidade na província do Huambo.

Em Janeiro deste ano, o delegado local da Justiça e dos Direitos Humanos, Ernesto Estevão Pedro, estimou em 500 mil o número de cidadãos locais que possuem Bilhete de Identidade, cifra que corresponde, apenas, a 25 porcento do total da população, calculada em dois milhões e 700 mil.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 12/06/2019 14:35:04

    Destacada importância dos especialistas do Estado Maior das FAA

    Huambo - A permanente preparação dos especialistas do Órgão de Guerra Psicológica do Estado Maior General (EMG) para gestão de situações de adversidade psicológica foi defendida quarta-feira, na cidade do Huambo, pelo chefe da direcção principal de Operações das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Paulo Sousa Alves dos Santos.

  • 07/06/2019 15:48:28

    Comandante apela ao reforço das competências técnicas do efectivo militar

    Huambo - O comandante da Região Militar Centro (RMC), Dinis Segunda Lucama, apelou hoje, sexta-feira, no Huambo, ao efectivo militar, no sentido do reforço das competências técnicas, para melhor domínio das matérias castrenses.

  • 07/06/2019 14:19:36

    São Tomé e Príncipe interessado nas potencialidades do Huambo

    Huambo - A República Democrática de São Tomé e Príncipe está interessada nas potencialidades agro-pecuárias e turísticas da província do Huambo, factores essenciais para o reforço de geminação com alguns distritos santomenses, bem como para o aprofundamento dos laços de amizade e solidariedade.