Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Setembro de 2019 | 20h08 - Actualizado em 13 Setembro de 2019 | 20h08

UNITA apresenta estratégias para atenuar efeitos da seca

Lubango - O Grupo Parlamentar da Unita propôs hoje, sexta-feira, no Lubango (Huíla) , ao governo a criação de um grupo de trabalho para definição dos planos “fome zero” e de “emergência alimentar”, com objectivo de acudir às vítimas da seca da região sul do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O facto vem expresso no comunicado final das VIII Jornadas Parlamentares da Unita, encerradas hoje, realçando que a ideia é a melhoria da eficiência e eficácia do combate à fome causada pela estiagem nas províncias da Huíla, Cunene, Namibe e Cuando Cubango.

Os deputados da UNITA apelaram às organizações da sociedade civil e ao governo a aproveitarem melhor o conhecimento das comunidades locais, na forma de lidar com as crises recorrentes, causado pela actividade humana, com maior incidência a questão de usurpação de terras ou por imposição de limites às áreas de intervenção das comunidades. 

Por outro lado, advogaram o início do processo de auscultação da sociedade, sobre a reforma constitucional, necessária para a adequação da realidade democrática, económica, social e cultural do país. 

Propuseram a criação de um grupo de trabalho parlamentar, para estudar os mecanismos de minimização dos indícios de corrupção judicial, como medida adicional ao combate e prevenção da corrupção.

As VIII Jornadas Parlamentares da UNITA, iniciadas segunda-feira, debateram  temáticas como "O poder local como factor de inclusão social e desenvolvimento das comunidades", "A seca no sul de Angola e formas de abordagem", "Transparência e combate à corrupção", entre outras.

Leia também
  • 13/09/2019 19:54:23

    PR aponta caminhos para fomento da habitação

    Luena - O Presidente da República, João Lourenço, apontou hoje, sexta-feira, no Luena, a criação de indústrias de materiais de construção civil como uma via para solucionar a problemática de habitação no país.

  • 13/09/2019 19:53:53

    Angola desencoraja xenofobia na África do Sul

    Luanda - O Executivo angolano manifestou nesta sexta-feira preocupação com os recentes ataques xenófobos ocorridos na África do Sul e colocou-se à disposição de ajudar o Governo sul-africano a lidar com as causas do fenómeno, e não apenas com as consequências.

  • 13/09/2019 17:33:28

    Presidente da República assiste exéquias de Mugabe

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, partiu hoje da cidade do Luena com destino a Harare, capital zimbabweana, para participar, sábado (14), na cerimónia fúnebre em homenagem ao ex-chefe de Estado do Zimbabwe, Robert Mugabe.