Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

20 Setembro de 2019 | 12h51 - Actualizado em 20 Setembro de 2019 | 15h28

Autoridades apreendem 35 mil quilates de diamantes

Luanda - Pelo menos 35 mil quilates de diamantes foram apreendidos pelas autoridades angolanas, durante a "Operação Transparência" que vigora desde Setembro de 2018.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O dado foi avançado nesta sexta-feira, em Luanda, durante uma reunião de balanço do primeiro ano da operação, orientada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança, Pedro Sebastião.

A acção permitiu também a detenção de 527 mil e 725 imigrantes ilegais, tendo as autoridades encerrado, em um ano, 96 cooperativas ilegais de diamantes, quatro projectos mineiros e 289 casas de compra de diamantes.

No quadro da Operação Transparência, foram ainda aprendidas 114 armas de fogo e 1200 equipamentos de apoio à exploração ilegal de diamantes.

A costa marítima, aonde a operação se estendeu há seis meses, numa extensão de mil 650 quilómetros, registou-se mil 353 missões de patrulhamento e 390 interpelações.

Essas actividades resultaram na apreensão de 356 embarcações de pesca, 165 ml de combustíveis, mais de 250 toneladas de pescado e 50 de crustáceos.

A operação foi inicialmente lançada em terra, nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, de Malanje, do Moxico, Bié, Uíge e Zaire, para travar o garimpo de diamantes e a imigração ilegal em Angola.

Em Março do ano em curso foi estendida à costa marítima, para combater a pesca ilegal.

A operação visa ainda travar o contrabando de mercadorias, a imigração ilegal e o tráfico de drogas.

Ao intervir no acto de abertura da reunião de balanço, Pedro Sebastião afirmou que os resultados obtidos em um ano encorajam o Executivo a continuar com a Operação, punindo contraventores que colocam em causa o crescimento económico de Angola.

Assuntos Angola   Polícia Nacional  

Leia também
  • 20/09/2019 13:32:02

    Angola aponta dificuldades no repatriamento de refugiados

    Dundo - O ministro da Defesa, Salviano Cerqueira, afirmou nesta sexta-feira, no Dundo, Lunda Norte, que o repatriamento voluntário e espontâneo dos 14 mil e 724 refugiados para a República Democrática do Congo (RDC) foi uma tarefa "bastante complicada", tendo em conta os poucos recursos materiais e financeiros disponíveis.

  • 20/09/2019 13:04:38

    PR exige determinação ao novo Procurador-Geral militar

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, exigiu nesta sexta-feira ao novo Vice-Procurador-Geral da República para a Esfera Militar, general Filomeno Octávio da Conceição Benedito, firmeza, coragem e lealdade à justiça no combate à corrupção e outros males danosos à sociedade.

  • 20/09/2019 12:28:17

    PR viaja sábado para Nova Iorque

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deixa sábado, 21, Luanda com destino a Nova Iorque (EUA), para participar na septuagésima-quarta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.