Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Janeiro de 2020 | 23h22 - Actualizado em 14 Janeiro de 2020 | 11h10

Itália: Diplomata lamenta morte de historiador

Roma - A embaixadora de Angola em Itália, Maria de Fátima Jardim, manifestou segunda-feira, em Roma, pesar e consternação pela morte do político, jornalista e historiador italiano Mario Albano, ocorrida no último sábado, por doença.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Numa mensagem de condolências à viúva do malogrado, a que Angop teve hoje acesso, Maria de Fátima Jardim refere que o professor Mario Albano foi um activo partícipe na luta histórica pela libertação e emancipação dos povos africanos, em particular dos países de língua portuguesa.
 
Com a sua morte, acrescenta a diplomata, Angola perde um amigo que, com outros internacionalistas italianos, ajudou a divulgar, além-fronteiras, os ideais de liberdade e independência de Agostinho Neto, com quem conviveu tanto em Itália como em Angola.
 
Mario Albano publicou vários artigos, ensaios em diversos jornais e revistas italianas e ensinou história africana e antropologia em Universidades de Luanda, Paris e Havana.
 
Em 1972, publicou uma antologia sobre a luta anticolonial, para três anos depois lançar um livro sobre as “zonas libertadas de Angola” e um ensaio sócio-económico sobre o então regime do apartheid da África do Sul.
 
Em 2010, em Roma, a  Fundação Agostinho Neto distinguiu-o com um diplomata de membro honorário da instituição pelo seu apoio à liberdade e independência do povo angolano.
 
Mario Albano nasceu a 11 de Agosto de 1948 na província de Pescara e faleceu em Montepulciano, região da Toscana, onde será cremado na quarta-feira.

 

Assuntos Política  

Leia também
  • 13/01/2020 19:59:59

    PR na investidura de Filipe Nyusi

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se, terça-feira, a Maputo, para testemunhar a investidura de Filipe Nyusi para um segundo mandato como Presidente da República de Moçambique.

  • 13/01/2020 17:22:23

    Nova família do kwanza em circulação no primeiro semestre

    Luanda - As novas cédulas do Kwanza (moeda nacional angolana) podem entrar em circulação ainda no primeiro semestre deste ano, anunciou hoje (segunda-feira), em Luanda, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano.

  • 11/01/2020 19:08:14

    Inaugurada sede provincial da UNITA em Luanda

    Luanda - A sede do secretariado provincial da UNITA em Luanda foi inaugurada neste sábado (11), no distrito urbano da Ingombota, pelo presidente do partido, Adalberto Costa Júnior.