Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

16 Fevereiro de 2020 | 23h57 - Actualizado em 17 Fevereiro de 2020 | 13h01

Secretário de Estado norte-americano já está em Luanda

Luanda - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, chegou na noite deste domingo a Luanda, onde vai cumprir uma visita de trabalho de 24h00, destinada ao reforço da cooperação entre os dois países.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mike Pompeu, Secretário de Estado Norte Americano

Foto: Pedro Parente

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Mike Pompeo foi recebido pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e  por altos  funcionários  da Embaixada dos EUA em Angola.

De acordo com o programa da visita, a que a Angop teve acesso, a agenda do chefe da diplomacia americana inicia-se às 10h00 de segunda-feira (17), com a deslocação ao Palácio Presidencial, à Cidade Alta, onde será recebido, em audiência, pelo Presidente da República, João Lourenço.
 
Uma hora depois, às 11h00, Mike Pompeo estará no edifício-sede do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), onde vai manter um encontro de trabalho com o seu homólogo angolano, seguido de uma conferência de imprensa, às 11h40.

O chefe da diplomacia norte-americana dará seguimento à sua visita deslocando-se, às 12h00, ao Museu da Moeda, onde vai participar de uma mesa redonda com líderes de negócios.
 
O secretário de Estado dos EUA deverá ainda encontrar-se com mulheres empreendedoras, assim como reunir-se com os membros da missão diplomática do seu país.
 
O regresso de Mike Pompeo está previsto para o meio da tarde de segunda-feira.
 
Angola e os Estados Unidos da América mantêm excelentes relações de cooperação mutuamente vantajosas em vários domínios. A política e diplomacia, defesa e segurança, sector empresarial, indústria, petróleo, saúde, ensino, tecnologias e telecomunicações são algumas das principais áreas da cooperação Angola-EUA.
 
Os dois países assinaram, em 2010, um acordo para a criação de uma comissão bilateral intitulada Diálogo de Parceria Estratégica.

Angola tornou-se, assim, no terceiro país africano com o qual os Estados Unidos têm uma parceria estratégica. Os outros dois são a África do Sul e a Nigéria.

No quadro da cooperação bilateral, os Estados Unidos consideram que Angola ocupa uma posição geográfica importante de acesso à África Central e Austral e próxima do Golfo da Guiné.

Angola já exporta para os EUA petróleo e seus derivados, ainda antes do AGOA, tendo exportado, entre 1985 e 2003, mercadorias no valor de 42,9 mil milhões de dólares.

Após ter aderido ao AGOA, em 2003, as exportações angolanas para os EUA quase triplicaram em quantidade e valor, ascendendo no período entre 2004-2014 a 115,39 mil milhões de dólares.

Angola exporta para os Estados Unidos de América essencialmente petróleo e diamantes, ao passo que os norte-americanos vendem para o país alimentos, equipamentos para o sector petrolífero e maquinaria diversa.

Assuntos Política  

Leia também
  • 15/02/2020 17:21:43

    Resenha: Apreensão de imóveis é destaque da semana

    Luanda - A apreensão, pela Procuradoria-Geral da República (PGR), de mais de mil imóveis inacabados, edifícios, estaleiros e terrenos, na urbanização Vida Pacífica (Zango Zero) e no Kilamba, constitui o destaque das matérias de carácter político produzidas pela Angop nos últimos sete dias.

  • 15/02/2020 09:42:04

    JMPLA pede acção activa dos jovens no combate à corrupção

    Malanje - O secretário provincial da JMPLA de Malanje, Dilangue Baião, destacou nesta sexta-feira, o papel decisivo que os jovens, enquanto agentes da mudança, devem jogar no combate à corrupção, exortando, por isso, maior participação desta franja na denúncia de tais práticas.

  • 15/02/2020 00:40:06

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos: