Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Julho de 2020 | 18h55 - Actualizado em 08 Julho de 2020 | 18h54

Covid-19: MPLA quer colaboração nas fronteiras

Dundo - Tendo em conta o registo de 50 casos positivos nas províncias de Lualaba e Kwango (RD Congo), que fazem fronteira com os municípios de Cambulo e Cuango (Lunda Norte), a população residente nestas zonas devem colaborar no combate à violação das fronteiras.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O apelo é do secretário provincial do MPLA, Ernesto Muangala,  sublinhando que a colaboração da população, atrevés de denúncias, é crucial nesta fase, para se evitar uma possível importação do novo coronavírus para a Lunda Norte.

“Trata-se de províncias muito próximas à nossa, por isso, todos devemos nos engajar para evitar que cidadãos congoleses, sobretudo destas regiões, entrem para o nosso território nesta fase, colocando-nos em risco”, apelou o líder partidário local.

O governador, que falava durante a Reunião Ordinária do Comité Provincial do partido, defende a responsabilização, civil e criminalmente, de todos os cidadãos que tentarem auxiliar a imigração nestas fronteiras.

Por outro lado, enalteceu o envolvimento das organizações não-governamentais no apoio às famílias vulneráveis e na sensibilização da população sobre o cumprimento das medidas de prevenção, augurando que tal acto continue durante e depois da Covid-19.

Hospital de campanha

O Hospital de Campanha do Dundo, com 200 camas para internar pacientes com Covid-19, começou a ser equipado esta semana, com material de laboratório, equipamentos informáticos e um banco de sangue, com capacidade de armazenar 100 bolsas.

Segundo a porta-voz da Comissão de Resposta à pandemia na Lunda Norte, Filomena Simão, o apetrechamento pode estar concluído ainda esta semana, para posteriormente iniciar-se com a canalização da água e instalação de energia eléctrica.

Angola regista, até ao momento, um total de 386 casos positivos, com 117 recuperados, 21 óbitos e 248 casos activos.
 

Leia também
  • 08/07/2020 05:01:51

    Polícia apreende mais de quatro mil diamantes no Lucapa

    Dundo - Quatro mil 429 pedras de diamantes por avaliar, em posse de um cidadão de nacionalidade francesa, foram apreendidos domingo pela Polícia Nacional, no município de Lucapa, província da Lunda Norte.

  • 06/07/2020 20:07:14

    Angola condena assassinato na fronteira

    Dundo - A Delegação Provincial do Ministério do Interior na Lunda Norte condenou, esta segunda-feira, o assassinato de um agente da 7ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteira (PGF), por "efectivos das Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC)".

  • 03/07/2020 18:00:45

    Governador nega intolerância política na Lunda Norte

    Dundo - O governador da Lunda Norte (Nordeste de Angola), Ernesto Muangala, refutou a existência de intolerância política na província, considerando esses relatos como "meros fantasmas".