Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

05 Agosto de 2020 | 11h56 - Actualizado em 05 Agosto de 2020 | 11h55

Zonas de garimpo de diamantes têm segurança reforçada

Dundo - Os órgãos de defesa na Lunda Norte reforçaram as medidas de segurança nas zonas onde se tem registado um aumento considerável do índice de exploração ilegal de diamantes (garimpo), visando combater este fenómeno que tem aliciado os cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) a imigrarem para Angola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Reforçada segurança nas zonas de garimpo de diamantes (ARQUIVO)

Foto: ANGOP

A informação foi avançada esta quarta-feira, no Dundo, pelo delegado do Interior na Lunda Norte, Alfredo Quintino “Nilo”, que falava à imprensa a propósito da imigração e da exploração ilegal de diamantes na região.

O comissário assinalou que no município de Cambulo, ao longo da fronteira do Furi, onde nos últimos tempos tem havido alguma insistência dos cidadãos nacionais e estrangeiros da RDC em praticarem o garimpo de diamantes, foi redobrada as estratégias de actuação das forças, numa acção conjunta com os efectivos da segurança privada da Sociedade Mineira do Furi.

Explicou que a parceria com a empresa de segurança privada visa uma operação coordenado, com vista a assegurar a inviolabilidade das áreas de exploração, sobretudo concessionadas, tendo em conta a escassez agentes nos órgãos de defesa e segurança do Estado.

Disse que tal medida será abrangente para o Calonda (Lucapa) e nas áreas de Mussolobela e Catximo, no município de Cambulo.

Na ocasião, apelou a população destas zonas a colaborar com os órgãos de defesa, na denúncia dos cidadãos auxiliam a exploração ilegal de diamante e a imigração.

A província da Lunda Norte partilha uma vasta fronteira com a RDC (770 quilómetros quadrados).

Leia também
  • 15/07/2020 13:16:04

    Mais de 600 diamantes apreendidos no Lucapa

    Dundo - Seiscentas e seis pedras de diamantes (por avaliar) e 80 mil kwanzas foram apreendidas no município de Lucapa, província da Lunda Norte, numa operação conjunta entre o Serviço de Investigação Criminal (SIC) e a Polícia Nacional.

  • 12/07/2020 14:03:50

    Operação Transparência apreende 462 diamantes

    Dundo - As forças de Defesa e Segurança apreenderam, nos últimos dois meses, 462 pedras de diamantes na província da Lunda-Norte, no âmbito da "Operação Transparência".

  • 10/07/2020 20:58:18

    Covid-19: Juiz aconselha cidadãos a cumprir medidas

    Dundo - O juiz presidente do Tribunal Provincial da Lunda Norte, Pinheiro de Castro, aconselhou hoje, sexta-feira, os cidadãos ao cumprimento das normas estabelecidas pelo Estado angolano para conter a propagação da covid-19, evitando julgamentos sumários por desobediência.