Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Setembro de 2020 | 17h35 - Actualizado em 18 Setembro de 2020 | 18h29

Angola defende mudanças na estrutura da ONU

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, defendeu esta sexta-feira mudanças na estrutura da Organização das Nações Unidas (ONU), para entrada de um país africano como membro permanente no Conselho de Segurança desta organização internacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Téta António, ministro das Relações Exteriores

Foto: António Escrivão

O chefe da diplomacia angolana manifestou tal posição no lançamento da 75ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que decorre em Nova Iorque, Estados Unidos da América, por vídeoconferência.

Os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, também conhecidos como os cinco permanentes ou P5, incluem a China, a França, a Rússia, o Reino Unido e os Estados Unidos América (EUA).

Cada um dos membros permanentes possui o poder de veto, que os permite impedir a adopção de qualquer resolução pela organização.

O ministro das Relações Exteriores entende que a solidariedade é um valor que as Nações Unidas devem continuar a defender, tendo como primazia a defesa do multilateralismo.

A 75ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas acontece num momento particular em que todos os países fazem frente à pandemia de Covid-19 e decorrem sob o tema central  “O futuro que queremos, as Nações Unidas que precisamos: reafirmar o nosso compromisso colectivo com o multilateralismo confrontada a Covid19 através de acções multilaterais eficazes”. 

Á  margem do evento, vão decorrer reuniões temáticas de alto nível, designadamente sobre os Objectivos do Desevnvolvimento Sustentável, a Comemoração do 75º Aniversário da ONU, do 25º Aniversário da 4ª Conferência Internacional sobre a Mulher e do Dia Internacional para Eliminação das Armas Nucleares, bem como a Cimeira relativa á Biodiversidade.  

O momento mais alto da participação de Angola será no dia 22 de Setembro, quando o Chefe de Estado, João Lourenço, discursar, por videoconferência, no Debate Geral.  

Leia também
  • 18/09/2020 20:28:08

    PGR pede congelamento de contas de Irene Neto

    Luanda - A Procuradoria-Geral da República enviou uma Carta Rogatória à congénere portuguesa, para solicitar o congelamento de contas bancárias de Irene Neto, esposa do empresário São Vicente, soube a ANGOP.

  • 18/09/2020 16:58:02

    Discurso do PR na reunião da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável

    Luanda - Íntegra do discurso, por videoconferência, pronunciado esta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, no Segmento de Alto Nível sobre os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, realizada no âmbito lda 75ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

  • 18/09/2020 16:01:08

    Angola reafirma comprometimento com o desenvolvimento

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou, esta sexta-feira, o compromisso de Angola trabalhar pelos 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, no quadro da Agenda 2030.