Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Setembro de 2020 | 15h41 - Actualizado em 14 Setembro de 2020 | 15h41

Destruídos 46.800 engenhos explosivos no Cunene

Ondjiva - Quarenta e seis mil e 800 engenhos explosivos foram destruídos esta segunda-feira, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, no quadro do processo de desminagem na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O material destruído é resultado de dois meses de recolha das três brigadas afectas à comissão executiva local, nomeadamente Forças Armadas Angolanas (FAA), Polícia de Guarda Fronteira e Instituto Nacional de Desminagem (INAD), nos municípios de Namacunde, Cuanhama, Cuvelai e Ombadja.

Constam, entre outros engenhos, quatro minas anti-tanque, mil morteiros (80 e 60 milímetros), 48 mil e 750 munições de calibre diverso e 50 armas.

Segundo o responsável local do INAD, Paulo Taukondjele, o Cunene tem ainda muitas zonas suspeitas de minas, o que exige acções pontuais contínuas para as limpar, sendo que põem em risco a livre circulação de pessoas e a prática da agricultura na região.

Actualmente, referiu, as brigadas estão a trabalhar numa zona onde será implementado o projecto agrícola dos antigos combatentes, em Ondjiva, e no troço de 70 quilómetros que liga as comunas de Mupa e Kalonga, no município do Cuvelai.

Leia também
  • 13/09/2020 20:47:11

    Comissão Bilateral de Defesa Angola/RDC reúne-se em Luanda

    Luanda - Uma reunião da Comissão Bilateral de Defesa e Segurança entre as Repúblicas de Angola e Democrática do Congo realiza-se de 14 a 16 deste mês, em Luanda, soube hoje a ANGOP.

  • 13/09/2020 20:19:53

    Angola informa ONU sobre reconciliação

    Genebra - A reconciliação entre os angolanos será um dos temas que Angola apresentará diante da 45ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos (CDH) das Nações Unidas, a decorrer de 14 de Setembro a 6 de Outubro, em Genebra, Suíça.

  • 12/09/2020 19:42:42

    Joana Lina constata funcionamento das estruturas de base

    Luanda - A primeira secretária do MPLA em Luanda, Joana Lina, constatou, neste sábado, o funcionamento dos comités de acção do partido no município de Viana