Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

30 Julho de 2007 | 15h36

Nova escola primária enquadra 240 crianças em Mona Kimbundo

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda, 30/07 - Duzentas e 40 crianças da comuna de MonaKimbundo, na província da Lunda Sul, foram enquadradas este ano no sistema de ensino, após a entrada em funcionamento de uma escola primária de três salas de aula, edificada pelo governo provincial local.

Segundo constatou a Angop no local, a escola foi erguida no âmbito do Programa de Melhoria e Aumentos dos Serviços Sociais Básicos para a População e conta ainda com uma sala para professores, dois gabinetes administrativos, uma arrecadação e dois quartos de banho.

De acordo com o responsável pela Educação no município, André Chimica, esta infra-estrutura escolar permitiu suprir as dificuldades e falta de condições que impediam muitos petizes de se matricularem, visto que anteriormente funcionavam em casas de pau-a-pique.

"Haviam poucas vagas para tanta criança com vontade de estudar, isto devido a inexistência de condições como a falta de carteiras ", exemplificou.

André Chimica adiantou que a escola foi equipada com meios modernos para responder as actuais exigências formativas e as necessidades dos educadores.

Disse ainda terem estado a receber material didáctico do governo local e pensam, brevemente, incluir no seu currículo aulas de informática.

A nível da comuna estão controlados 17 professores, que possuem residências geminadas compostas por três quartos, dois quartos de banho uma cozinha e sala.

A comuna de Mona Kimbundo conta com mil e 150 petizes dentro do sistema normal de ensino.

A localidade possui uma extensão de seis mil e 383 quilómetros quadrados e uma população de 10 mil e trinta habitantes.