Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

11 Fevereiro de 2018 | 17h42 - Actualizado em 11 Fevereiro de 2018 | 17h40

Lunda Sul: Reaberta a ponte sobre rio Cacuilo

Saurimo - A ponte metálica sobre o rio Cacuilo, no troço Capenda Camulemba (Lunda Norte) / Cacolo (Lunda Sul), foi reaberta hoje, domingo, à circulação de camiões, pelo ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares, depois da sua colocação num período de 10 dias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A ponte metálica tem uma vida útil de 50 anos, com uma capacidade para 40 toneladas, possui 66 metros de comprimento, quatro e 20 de largura, erguida pelo Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA).

Na ocasião, Manuel Tavares fez saber que a abertura da ponte reforçada, permitirá maior fluidez de viaturas pesadas e ligeiras, facilitando a entrada de pessoas e bens diversos ao Leste do país sem dificuldades.

Explicou que foram contratadas cinco empresas de construção de estradas (nacionais e estrangeira), subdivididas em zonas, mas, devido a pluviosidade, farão apenas trabalhos paliativos (tapa buracos) ao longo da estrada nacional 230, que liga Malange, Lunda Norte e Lunda Sul.

Sublinhou que após atingir-se a época de cacimbo, trabalhos mais aprofundados serão executados, com destaque ao asfaltamento do troço, substituição de pontes metálicas por betão, uma vez que os empreiteiros já visitaram a EN/230 e a que liga Saurimo/Moxico pela estrada 180, para terem uma ideia consentânea, cuja fiscalização será feita pelo INEA.

Manuel Tavares afirmou ainda que este ano esforços estão a ser envidados para concluir a ponte sobre o rio Luaximo, com vista a permitir maior fluidez do trânsito e conferir mais dignidade aos seus habitantes.

Por seu turno, o governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, mostrou-se satisfeito pela reabertura da ponte sobre o rio Cacuilo, afirmando que contribui em grande medida, na entrada de mantimentos e vários produtos dependentes da capital do país (Luanda).

Solicitou a intervenção do Ministério da Construção e do INEA, para a construção de pontes definitivas e a reabilitação rápida da estrada que liga Malanje/Lunda Norte e Lunda Sul.

O governante aconselhou aos automobilistas a verificarem a tonelagem antes da passagem de qualquer ponte metálica, para que não desabe, prejudicando ou retardando o desenvolvimento da zona que se pretende.

Testemunharam ao acto, secretário de Estado da Construção, Manuel José da Costa Molares D’Abril, técnicos seniores do Ministério da Construção, INEA, membros do governo e as autoridades tradicionais.

A estrada nacional 230 que liga Malanje/Lunda Norte e Lunda Sul conta com 29 pontes, entre metálicas e definitivas.

Leia também
  • 29/01/2018 18:49:04

    Consignada obra da nova central térmica de Saurimo

    Saurimo - A construção da nova central térmica de Saurimo, com capacidade para gerar 19.6 megawatts de energia eléctrica, foi consignada hoje (segunda-feira), em cerimónia testemunhada pelo governador da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo.

  • 26/01/2018 15:29:22

    Tapete asfáltico de Saurimo carece de substituição

    Saurimo - O tapete asfáltico das ruas do centro da cidade de Saurimo, capital da provincia da Lunda Sul, carece de substituição, por apresentarem um estado de degradação avançado.

  • 25/01/2018 13:09:24

    Caminhão destrói ponte sobre o rio Cacuilo

    Saurimo - Um caminhão despistou-se e embateu, há três dias, sobre dois painéis da ponte sobre o rio Cacuilo, no troço Capenda Camulemba (Lunda Norte) / Cacolo (Lunda Sul), o que resultou na destruição parcial da ponte e interdição provisória de circulação de veículos pesados naquele troço da estrada nacional 230.