Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

12 Novembro de 2018 | 12h08 - Actualizado em 12 Novembro de 2018 | 16h23

Governo e Catoca estudam desassoreamento do rio Muanguês

Saurimo - Um estudos de viabilidade para o desassoreamento do rio Muanguês, onde sedimentos ameaçam cortar a ligação entre as províncias da Lunda Sul e Lunda Norte, foi apresentado pela Sociedade Mineira de Catoca.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No encontro, o director-geral da Catoca, Benedito Paulo, sublinhou que a limpeza do rio passa, numa primeira fase, pela criação de rampas de apoio e suportes que permitirão a escavadora realizar o trabalho.

Explicou que a empreitada assenta ainda na construção de diques de contenção de areias e outros de engenharia para a lavagem do canal.

O estudo aconselhou o governo da Lunda Sul a plantar árvores da espécie bambu e eucalipto, com vista ao reforço dos solos.

Presente no acto, o governador da Lunda Sul, Daniel Neto, disse que pretende-se desassorear e aproveitar o rio Muanguês como reserva de água para abastecer o rio Chicapa, onde está a barragem hidroelétrica, que fornece energia e água potável à cidade de Saurimo e arredores.

Enalteceu a parceria da Catoca e pediu maior celeridade nos trabalhos para que se possa devolver a circulação de pessoas e mercadorias entre as províncias da Lunda Sul e Lunda Norte.

 

Leia também
  • 02/02/2019 13:22:51

    Governador da Lunda Sul quer celeridade na execução das obras sociais

    Saurimo - O governador provincial da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, exigiu hoje (sábado), em Saurimo, mais celeridade dos empreiteiros a quem foram adjudicadas as obras de construção de várias infra-estruturas de impacto social na regão, para que sejam entregues nos prazos estabelecidos nos contratos a fim de rapidamente beneficiar os utentes.

  • 01/02/2019 04:12:21

    Huíla: Hospital "Pioneiro Zeca" vai contar com mais cem camas

    Lubango - O hospital pediátrico do Lubango "Pioneiro Zeca" está a beneficiar, a partir desta semana, de obras de reabilitação e ampliação que vão, dentro de oito meses, dotar a unidade de mais cem camas, passando de 150 para 250 leitos.

  • 26/01/2019 18:06:46

    Nova ponte metálica liga Malweca e Comandante Bula

    Luanda - Uma nova ponte metálica vai ser erguida nos próximos três meses sobre a vala de drenagem na zona limítrofe entre os bairros Malweca, município de Cacuaco, e Comandante Bula, Cazenga, informou, este sábado, o administrador do Cazenga, Albino da Conceição José.

  • 16/01/2019 19:57:50

    Centralidade da Quilemba terá energia e água em Abril

    Lubango - As primeiras 850 residências, das oito mil da Centralidade da Quilemba, no Lubango, província da Huíla, terão energia eléctrica e água potável até Abril deste ano, anunciou hoje a ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho.