Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

16 Maio de 2018 | 14h10 - Actualizado em 16 Maio de 2018 | 14h09

Comuna do Sessa ganha infraestruturas sociais

Luena - Dois sistemas de captação, tratamento e distribuição da água potável, erguidos no âmbito do projecto "Água Para Todos", foram inaugurados hoje, quarta-feira, na comuna do Sessa e na regedoria de Lucula, município dos Bundas, em acto presidido pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Água nos Bundas

Foto: David Dias

O sistema da comuna do Sessa tem uma capacidade de armazenar 130 mil litros de água, que irá beneficiar 340 habitantes, enquanto o da regedoria de Lucula possui uma capacidade de 230 mil litros, para abastecer 10 mil e 326 consumidores.

As infra-estruturas ora inauguradas comportam chafarizes, lavandarias e balneários para permitir a população acarretar a água, lavar a roupa e tomar o banho dentro das comunidades, ao invés de deslocarem-se ao rio.

Inserido no projecto estruturante do sector de Energia e Águas, no quadro da implementação do Programa Nacional de Desenvolvimento do Executivo angolano, o programa "Água Para Todos" foi concebido, especificamente, para permitir a população que vive nas áreas rurais a ter acesso à água potável, facilitando assim o consumo deste líquido as pessoas beneficiadas.

Gonçalves Muandumba que se deslocou pela primeira vez ao município dos Bundas, na qualidade de governador provincial, inaugurou também, uma escola primária do tipo T6, a primeira de construção definitiva na comuna do Sessa, para absorver 426 alunos, em dois turnos, construída no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP).

A ponte sobre o rio Lucula que liga a regedoria com o mesmo nome "Lucala" à sede comunal do Sessa, num percurso de 35 quilómetros, foi igualmente inaugurada pelo governante. Com uma capacidade para suportar 40 toneladas, a ponte de metal tem 39 metros de comprimentos e quatro de largura. A localidade do Sessa dista 80 quilómetros a Noroeste da sede do município dos Bundas (Lumbala - Nguimbo). 

O soba da regedoria do Lucula, Tchiputa Fumai, em nome da população da circunscrição enalteceu o gesto, comprometendo-se em mobilizar os utentes, para cuidar dela, de forma a durar muito tempo e servir as gerações vindouras.

Na ocasião, o governador provincial, garantiu a população que mais serviços sociais estarão colocados na região nos próximos tempos, para o bem-estar das comunidades.

Ainda hoje, o governador visitará na sede municipal, o comando da Policia Nacional, a unidade de Polícia de Guarda Fronteira, posto médico, porto fluvial da localidade de Mussuma e a associação agrícola "Bunda land".

Antes de regressar a capital da província (Luena), Gonçalves Muandumba manterá encontros com os membros do Conselho Municipal de Auscultação e Concertação Social, com autoridades tradicionais e a juventude da municipalidade, situada a 335 quilómetros, a Sul da cidade do Luena.

Leia também
  • 03/11/2018 14:02:52

    Asfaltagem do troço que dá acesso a Escola Politécnica inicia este mês

    Luena - As obras da asfaltagem da estrada que liga a cidade do Luena à Escola Superior Politécnica do Moxico (ESPM), afecta a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), no sentido leste, começam este mês (Novembro), anunciou hoje, sábado, o vice-governador provincial para o sector político, económico e social, Carlos Alberto Masseca.

  • 02/10/2018 18:34:06

    Inquilinos recusam-se ocupar casas nos projectos habitacionais

    Ndalatando - Arrendatários das casas sociais, construídas durante a primeira fase do programa de edificação de 200 fogos habitacionais em nove dos 10 municípios da província do Cuanza Norte, recusam habitar nelas, por falta de serviços sociais básicos, como energia eléctrica, água, saneamento básico, postos de saúde e escolas.

  • 15/09/2018 22:20:30

    Moxico: Governador lança primeira pedra para construção de três projectos de impacto social

    Luena - O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba lançou hoje, sábado, no Luena, a primeira pedra para construção de uma passagem hidráulica sobre o rio Luena, a Escola primária do bairro Kwenha, bem como a asfaltagem da estrada que liga a cidade à Escola Superior Politécnica do Moxico.

  • 28/08/2018 22:16:54

    Estrada Lucala/Samba Caju beneficia de trabalhos de tapa buracos

    Ndalatando - Cerca de 40 dos 60 quilómetros de estrada, que liga Lucala ao Samba Caju, na província do Cuanza Norte, estão a ser intervencionadas, numa operação de tapa buracos, visando a melhoria da circulação no referido troço, apurou esta terça-feira à Angop.