Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

17 Agosto de 2018 | 06h54 - Actualizado em 17 Agosto de 2018 | 08h09

Angola: Planos directores municipais previnem surgimento de ravinas

Luanda - Os planos directores municipais ajudam na implementação de políticas de identificação, combate e prevenção as ravinas baseadas no controlo da erosão pluvial e dos movimentos de terreno, considerou nesta quinta-feira, em Luanda, o engenheiro angolano António Madaleno.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

António Madaleno, palestrante

Foto: António Escrivao

Esta posição foi defendida numa palestra sobre "Ravinas, causas, consequências, soluções, um caso de segurança pública", promovida pela associação Vida pela Vida/Bloco Verde, que visou analisar a situação de mobilidade rodoviária na capital do país.

De acordo com o engenheiro, a criação de planos municipais facilita o reforço de prevenção e controlo, o cadastro, a elaboração de base de dados da precipitação de ravina e de solos.

Segundo disse, com o plano director municipal ajuda no planeamento, uso e ocupação do solo de acordo com a preservação das características topográficas do solo, da drenagem e da vegetação natural do local.

" Os municípios devem ter um plano director onde deve conter inventários de ravinas identificando as causas, as que estão em fase embrionária de modo a se trabalhar em métodos de combate", salientou.

António Madaleno sublinhou, por outro lado, que os métodos de combate de ravinas têm a ver com o controlo dos movimentos de terreno que pode contemplar a modificação da geometria do talude, protecção do leito da ravina, contra a queda de blocos de rocha e contenção com elementos estruturais.

"A erosão dos solos e das rochas resulta de processos naturais, devido à acção combinada da gravidade com a água e o vento, ou de acções humanas, tais como a desflorestação, a construção em encostas, a utilização de técnicas agrícolas inadequadas e a ocupação desordenada do solo.

O engenheiro disse ainda que a deficiência de drenagem e taludes contribui para o surgimento de ravinas, e destacou o caso de 2014 na estrada de acesso ao cemitério Monumento, no Kuito, província do Bié.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 15/11/2018 00:53:25

    Técnicos do Instituto Geológico constatam ravinas existentes em Viana

    Luanda - Técnicos do Instituto Geológico de Angola (IGEO) e da Empresa Nacional de Diamantes (ENDIAMA constataram , quarta- feira, as ravinas existentes no distrito urbano da Viana sede (município de Viana), em Luanda.

  • 15/10/2018 19:53:34

    Executivo recupera estradas nacionais

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, assegurou, nesta segunda-feira, em Luanda, que o Executivo vai continuar a trabalhar na recuperação da malha rodoviária nacional, sobretudo das estradas nacionais 100, 120, 180, 225, 230 e 321.

  • 07/02/2018 16:37:59

    Angola: Bacia do Coelho em fase de vedação

    Luanda - Um mês depois de registar a morte de uma criança de seis anos de idade, por afogamento, a Bacia de Retenção de Águas Residuais do Coelho, localizada no KM9 A, município de Viana, em Luanda, encontra-se em fase avançada de vedação.