Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

14 Novembro de 2019 | 01h27 - Actualizado em 14 Novembro de 2019 | 01h27

Mussende: Reabilitação da estrada 240 termina em Fevereiro

Cuanza Sul - A conclusão da reabilitação da Estrada Nacional (EN) 240, que liga os municípios da Quibala e do Mussende, província do Cuanza Sul, está prevista para Fevereiro de 2020, assegurou quarta-feira, no Mussende, o responsável de obras, Marcelo Garcia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Cuanza Sul: Obras na Estrada Nacional 240

Foto: Joaquim Tomas

Numa extensão de cerca de 33 de quilómetros dessa estrada, já estão asfaltados cinco quilómetros e 10 em condições de receber asfalto, faltando mais de 16 quilómetros para ser asfaltado.

Com nove metros de largura, um metro de berma, três metros e 50 centimetros em cada faxa, nesse troço também estão em construção três pontes sobre os rios Fuique (20 metros), Ngango (66 metros) e Loue (12 metros) de comprimento.

Segundo a fonte, que falava à imprensa, no final de uma visita de campo do governador provincial, Job Capapinha, as obras da primeira ponte termina dentro de uma semana, estando em fase conclusiva os muros de encontro que vão suportar as vigas prefabricadas.

A segunda e terceira ponte já têm os muros e pilares feitos, faltando as vigas e travessas que estarão feitos ao longo deste mês.

De acordo com Marcelo Garcia, em Janeiro de 2020 inicia a instalação e pintura dos sinais verticais e horizontais, assim como as defesas metálicas.

A empreitada está orçada em trinta e nove milhões, novecentos e noventa e sete mil, noventa e oito euros e vinte e oito cêntimos (39.997.098, 28 euros).

Para o administrador municipal do Mussende, José Eduardo, a muito que se esperava pela reabilitação desse troço, por ser uma via que também facilita a circulação rodoviária entre as províncias de Malanje e do Bié.

Na ocasião, o director do gabinete de infra-estruturas do Cuanza Sul, Carlos Augusto Armando, apontou a intensidade da chuva que cai frequentemente na região como principal entrave que está a influenciar no atraso da conclusão das obras.

Afirmou que após a conclusão das obras prevê-se maior fluxo de viaturas e redução no tempo de viagem entre os dois municípios.

Quanto a questão financeira, assegurou ter todos os pagamentos e disponibilidade de recursos financeiros em dia.

Enquanto durar o trabalho de reabilitção no troço Quibala/Mussende, o tráfego automóvel continua a ser feito ao longo das bermas da estrada em reparação, sem provocar grandes constrangimentos.

As obras na estrada 240 tiveram o seu início em Junho do corrente ano, com um prazo de conclusão de oito meses. 

Por outro lado, o responsável referiu ainda que está em fase de conclusão a reabilitação da estrada que liga o município do Ebo à comuna do Condé, num total de 25 quilómetros, faltando apenas a sinalização vertical e horizontal.

O município de Mussende dista a cerca de 340 quilómetros do Sumbe, capital da província do Cuanza Sul.

Leia também
  • 23/10/2019 20:19:42

    Reabilitação de estrada transtorna cidadãos no Sumbe

    Sumbe - Engarrafamento e atrasos ao serviço são os transtornos que a reabilitação do troço sobre a ponte do Rio Kambongo, localizado a entrada da cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, está a causar à população desta região, desde domingo (20), data de início das obras.

  • 23/10/2019 13:35:17

    Zaire recebe máquinas para conservação das estradas

    Mbanza Kongo - Cerca de uma dúzia de máquinas para a conservação de estradas, das 41 previstas, chegaram já à província do Zaire, cedidas pelo Ministério da Construção e Obras Públicas, informou nessa terça-feira, o director do gabinete provincial do sector Augusto Tiago.

  • 05/10/2019 17:09:01

    Cuanza Sul: Falta de britas retarda asfaltagem da EN100

    Sumbe - A falta de fornecimento de britas e atraso no pagamento está na base da paralisação dos trabalhos, há um ano, das obras de asfaltagem de um percurso de 18 quilómetros entre a cidade do Sumbe e a comuna do Quicombo (Cuanza Sul), na Estrada Nacional (EN) 100, no lote 3.