19 Junho de 2017 | 07h25 - Actualizado em 19 Junho de 2017 | 07h31
Cabinda: Comportamento da criança falciforme debatido em palestra
Cabinda - Uma palestra sobre o comportamento da criança portadora de anemia falciforme foi realizada neste domingo, nesta cidade, no âmbito das comemorações do 16 de Junho, Dia da Criança Africana.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Crianças internadas
Promovida pela Associação de Apoio a Portadores de Anemia Falciforme (AAPAF), a acção formativa teve como prelectora a médica Luzia João Francisco, do Programa de Anemia Facilforme, que na sua dissertação chamou a atenção dos pais sobre os sintomas que a criança com esta patologia apresenta.
Como sintomas da doença, apontou a inflamação dos pés e das mãos, constantes transfusões, aumento do tamanho do baço, crescimento retardado, dentre outros.
“ O crescimento retardado provoca alguma discriminação, causando sentimentos de falta de auto-estima, principalmente na adolescência, que é o período da passagem da infância à idade adulta, daí a necessidade do diálogo constante, consultas regulares, alimentação saudável, para ajudar no crescimento e desenvolvimento da mesma ”, frisou.
Como fármacos para o controlo da anemia falciforme, Luzia Francisco apontou o Acido Fólico, Penicilina para as crianças dos zero aos 5 anos, bem como aquelas que sofreram de cirurgia de remoção do baço, Hibuprufeno, hidroxiureia e Albendazol, duas vezes por ano.
O Programa de Anemia Falciforme, sublinhou, funciona desde 2011 em todas maternidades da província, através do teste do pezinho da criança ao nascer.
Os exames são processados no Dispensário Materno Infantil.
A palestra contou com a participação de pais de crianças ciclémicas, membros da AAPAF, técnicos da saúde, representantes das organizações sociais e demais interessados.
De acordo com Teresa Neto, coordenadora da AAPAF em Cabinda, a agremiação controla mais de 150 crianças ciclémicas.
Assuntos Saúde
Leia também
-
20/06/2017 17:01:43
Angola: Metas da Saúde para MPLA tem em conta experiência acumulada - bastonário
Luanda - O programa de governação do MPLA para o sector da Saúde, do período 2017-2022, tem em conta a experiência que trás de mais de 40 anos de governação, considerou, hoje, terça-feira, o bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Paulo Luvalo.
-
20/06/2017 13:01:07
Angola: Dezasseis porcento dos angolanos adultos são fumadores
Luanda - Cerca de um milhão, 16 porcento da população adulta em Angola e um porcento do sexo feminino, consome activamente tabaco, informou hoje, terça-feira, em Luanda, a chefe do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Filomena Wilson.
- 20/06/2017 12:33:29
Angola: Consumo do tabaco traz graves consequências para economia
Luanda - O tabaco além de afectar a saúde dos fumadores activos e passivos, traz sérias consequências a economia e meio ambiente de qualquer país, traduzindo assim a um aumento da pobreza, afirmou hoje, em Luanda, o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Angola, Hernando Agudelo.
- 20/06/2017 01:45:53
Malanje:Pais apelados a fazer exame de eletroforese de hemoglobina
Malanje - Os pais foram segunda-feira, apelados a fazer o exame de eletroforese de hemoglobina para prevenir e verificar se algum membro da sua família tem traço falcêmico ou anemia falciforme, que determina a presença e a quantidade de hemoglobina S com a rotina na triagem do recém-nascido ou ao casal que pretende ter filho.