Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Fevereiro de 2018 | 08h02 - Actualizado em 12 Fevereiro de 2018 | 08h52

Registado aumento dos níveis de infecção do VIH/Sida no Cuanza Norte

Ndalatando - Os níveis de infecção do VIH/Sida na província do Cuanza Norte registou actualmente um aumento decorrente da inobservância das medidas de prevenção, aliada a fraca adesão as campanhas de testagem voluntária da doença.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Símbolo do SIDA

Foto: Foto de divulgaçao

Dados do Programa Provincial de Luta contra a Sida indicam o registo de 736 novos casos de VIH/Sida durante o ano 2017, mais 339 dos diagnosticados em 2016.

A nota refere que a realidade impõe a adopção de medidas de reforço das campanhas de sensibilização dos cidadãos e acompanhamento das pessoas portadoras da doença, visando a redução da cadeia de transmissão da pandemia.

No mesmo período, foram testadas 27.195 pessoas e identificados 397 cidadãos seropositivos com idades entre os 25 e os 49 anos de idade, 143 gestantes, 129 (com idades entre os 15 e os 24 anos), 46 maiores de 50 anos e nove crianças nascidas de mães seropositivas.

Os jovens são apontados como principal população alvo das campanhas de diagnóstico do VIH/Sida, perante a testagem de 9.207 indivíduos dos 25 aos 49 anos.

O Cuanza Norte conta actualmente com centros de aconselhamento e testagem voluntário do VIH/Sida nos dez municípios que compõem a província, uma realidade que tem estado a contribuir para um maior controlo e acompanhamento dos doentes afectados pela pandemia.

A par das acções de prevenção e tratamento das pessoas infectadas, as autoridades sanitárias da província desdobram-se igualmente em acções de reforço das campanhas de mobilização dos cidadãos sobre os métodos de prevenção da doença, por via de palestras, campanhas massivas de testagem voluntária, acompanhadas da distribuição gratuita de preservativos.

Leia também
  • 18/03/2018 12:44:42

    OMA promove campanhas sobre a importância do aleitamento materno

    Cuito - A segunda secretária da OMA na província do Bié, Paulina Pojimba, informou sábado, na cidade do Cuito, que a sua organização vai neste mês de Março promover campanhas junto das comunidades sobre a importância do aleitamento materno, com vista a redução de mortes causadas por má nutrição.

  • 16/03/2018 17:17:09

    Sector da Saúde no Ngonguembo necessita de 30 técnicos

    Ndalatando - Trinta novos técnicos de Saúde, entre enfermeiros e médicos, são necessários para assegurar o normal funcionamento do Sector da Saúde no município do Ngonguembo, província do Cuanza Norte, adiantou hoje (sexta-feira) o administrador municipal, Mateus Abdré Garcia.

  • 16/03/2018 17:16:19

    Hospital municipal notifica redução de mortes por malária

    Dondo - O hospital municipal de Cambambe, província do Cuanza Norte, registou, de Janeiro a Fevereiro deste ano, três óbitos/mês, por malária, menos seis mortes mensais em comparação com o igual período de 2017, fez saber hoje (sexta-feira) o director municipal de Saúde, Miguel Coxe Simão.

  • 14/03/2018 16:26:23

    Hospital materno-infantil precisa mais técnicos

    Dundo - O número de médicos, um total de 25, que funcionam no Hospital Materno-infantil do Dundo, província da Lunda Norte, está aquém do desejado, segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.