Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

13 Fevereiro de 2018 | 12h20 - Actualizado em 13 Fevereiro de 2018 | 12h19

Bié: Deficientes físicos do Cunene assistidos no Bié

Cuito - Vinte e sete deficientes e mutilados por vários incidentes da província do Cunene receberam o ano passado, 2017, assistência de especialidade no centro ortopédico da cidade do Cuito, província do Bié, informou hoje o director da instituição, Bértil Afonso Cassoma.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável sublinhou que destes cidadãos 20 já foram reabilitados, enquanto sete outros aguardam pela fabricação das próteses e muletas para facilitar a sua locomoção.

Ao longo do ano passado (2017) precisou, além do pessoal proveniente do Cunene, a instituição aplicou também próteses à 103 outros deficientes físicos desta região, reparou 144 próteses, fabricou e procedeu a entrega de 112 pares de muletas a igual número de beneficiários, bem como realizou de sete mil 544 sessões de fisioterapia.

Comparativamente ao período anterior, a produção daquele centro diminuiu para 70 porcento, devido a situação económico e financeira que o país atravessa.

Frequentam ainda o centro, segundo a fonte pessoas que apresentam fraturas ósseas, como consequência de acidentes de viação, deflagração de engenhos explosivos, acidentes Vasculares Celebras (AVC), osteoartrites, amputações e por sequelas deixadas pela poliomielite e deformidade congénitas.

 

Leia também
  • 05/11/2018 22:22:19

    Igreja pede ao Governo melhorias na assistência médica nos hospitais

    Cuito - Os fiéis da IEIA (Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola) na província do Bié, pediram ao Governo local, maior intervenção quanto a melhoria da assistência médica e medicamentosa e humanizado nas unidades sanitárias, sobretudo no hospital central.

  • 01/11/2018 15:31:09

    Mais de quatro mil pacientes assistidos no centro de reabilitação do Bié

    Cuito - Pelo menos quatro mil 545 pacientes, entre crianças e adultos, com deficiências físicas foram assistidas no centro de reabilitação física, de Janeiro a 31 de Outubro deste ano, informou hoje, quinta-feira, no Cuito, o administrador da unidade, Bertil Afonso Cassoma.

  • 31/10/2018 14:32:44

    Higiene bucal previne cárie

    Cuito - A responsável da secção de estomatologia do hospital provincial do Bié, Catarina Cassoma, aconselha as famílias a cuidarem com rigor da higiene bucal, visando prevenir a cárie, sobretudo nas crianças.

  • 31/10/2018 14:28:29

    Sanatório sem reagentes para exames

    Menongue - A falta de reagentes, nos últimos dias, no hospital sanatório de Menongue, no Cuando Cubango, tem levado a que o diagnóstico da tuberculose seja feito com recurso ao exame de raio X, informou terça-feira, a administradora da unidade sanitária, Victória Mutango.