Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Fevereiro de 2018 | 21h18 - Actualizado em 12 Fevereiro de 2018 | 21h17

Moxico: Procura de preservativos aumenta no Luena

Luena - A procura de preservativos gratuitos aumentou, nos últimos dias, por parte de usuários da cidade do Luena, que pretendem se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes precoces.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Preservativos (imagem)

Foto: Kynda Kyungu

Segundo algumas fontes, regista-se a falta de preservativos  na urbe, a julgar pelo elevado índice de seroprevalência existente na província, avaliado em quatro porcento (mais de 30 mil pessoas).

Para o Coordenador do Núcleo local da Associação Angolana de Luta contra Sida (AAlSIDA), David José, a falta de preservativos pode constituir mais um dos factores de risco na aceleração da disseminação da pandemia, que desgraça vidas de várias famílias na região.

Apelou às instituições competentes para resolverem a situação, o mais rápido possível, para permitir às pessoas, sexualmente activas, a se prevenirem das infecções venéreas e gravidezes indesejadas, de modo a corresponder às orientações das Nações Unidas, que almejam anular as infecções e mortes por HIV/SIDA, até ao ano 2030.

O chefe do Departamento Provincial de Saúde Pública e controlo das Endemias, Domingos Mufeji, esclareceu que o problema reside na transportação do material, a partir da capital do país para o Luena, garantindo ter contactos adiantados com as estruturas do governo provincial para ajudar nesse sentindo.

A província do Moxico detém quatro porcento de seroprevalência, a terceira a nível do país, infectando 30 mil e 342 pessoas, dos 758 mil e 568 habitantes da região, segundo dados do Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (IILMS) 2015/2016, divulgados em 2017.

Assuntos Província » Moxico   Saúde  

Leia também
  • 12/02/2018 08:02:56

    Registado aumento dos níveis de infecção do VIH/Sida no Cuanza Norte

    Ndalatando - Os níveis de infecção do VIH/Sida na província do Cuanza Norte registou actualmente um aumento decorrente da inobservância das medidas de prevenção, aliada a fraca adesão as campanhas de testagem voluntária da doença.

  • 11/02/2018 11:56:14

    Angola: Tumores de hipófise são mais frequentes

    Luanda - Os tumores de hipófise, que afectam a glândula cerebral, são os mais frequentes no Centro Neurocirúrgico e Tratamento de Hidrocefalia , disse a Angop, o seu director geral, Mayanda Inocente.

  • 10/02/2018 12:50:47

    Fometra recolhe doentes mentais para tratamento em Benguela

    Benguela - O Fórum de Medicina Tradicional (Fometra) inicia, hoje (sábado), uma campanha de recolha de pessoas com perturbações mentais que deambulam pelas ruas da cidade de Benguela, para serem submetidas a tratamento médico num centro ervanário.

  • 08/02/2018 14:36:29

    População do Cuacra beneficia de mosquiteiros

    Sumbe - Cerca de 400 mosquiteiros tratados com insecticida de longa duração foram entregues hoje, quinta-feira, à população do Cuacra, comuna da Ngangula (Sumbe) província do Cuanza Sul, durante uma campanha massiva que visa reduzir o número de mortes por malária.