Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

17 Maio de 2018 | 17h12 - Actualizado em 17 Maio de 2018 | 17h11

Notificados mais de 60 casos de hipertensão arterial

Mbanza Kongo - Sessenta e seis casos de hipertensão arterial que resultaram em três mortes foram registados de Janeiro a Março deste ano, no hospital provincial do Zaire, em Mbanza Kongo, informou hoje, quinta-feira, fonte sanitária.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o director clínico desta unidade hospitalar, Pedro Almeida, em declarações à Angop, a hipertensão arterial que integra o grupo das doenças negligenciadas já se manifesta também com frequência em adolescentes e jovens na região, contrariando a crença de que a mesma cingia-se apenas em pessoas adultas e idosas.

A incidência da doença nas camadas mais jovens deve-se, fundamentalmente, aos distúrbios alimentares, situação associada a alguns vícios que têm a ver com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, drogas, o sedentarismo, o estresse e a obesidade, para além de factores genéticos.

Pedro Almeida garante que campanhas de educação sobre esta patologia serão realizadas nos próximos tempos, devendo ser transmitidas informações sobre a doença, forma de manifestação, medidas de prevenção e o seguimento a dar em caso do seu aparecimento.

A fonte que não avançou dados comparativos relativos ao primeiro trimestre de 2017, considerou como sendo discretas as complicações inerentes à hipertensão arterial, daí ter alertado a  população para a necessidade da medição regular da sua pressão arterial para aferir o seu estado neste domínio.

O Dia Mundial da Hipertensão Arterial, 17 de Maio, é celebrado desde 2005, e tem como principal marco os rastreios gratuitos à pressão arterial, sobretudo, em pessoas idosas.

A data tem por objectivo alertar e prevenir a população para as consequências da hipertensão no organismo, com destaque para os acidentes cardiovasculares.


 

Assuntos Província » Zaire   Saúde  

Leia também
  • 17/05/2018 03:02:04

    Hospital regional regista 22 óbitos por hipertensão arterial

    Malanje - Vinte e duas pessoas morreram no hospital regional de Malanje vítimas de hipertensão arterial, durante o I trimestre deste ano, contra três de igual período de 2017 informou quarta-feira, nesta cidade, a chefe de secção de estatística da unidade sanitária, Henriqueta Baptista.

  • 17/05/2018 02:01:15

    Crianças com anemia falciforme requerem cuidados redobrados no cacimbo

    Lubango - Os pais e encarregados de educação de crianças com problemas de anemia falciforme devem redobrar os cuidados no agasalho dos filhos nesta época de cacimbo, pois a exposição ao frio extremo podem precipitar as crises apelou quarta-feira, no Lubango, a médica pediatra Mariana Miguel.

  • 16/05/2018 16:20:45

    Médico aponta medidas preventivas contra doenças respiratórias

    Mbanza Kongo - O médico Kanza Kiangebeni aconselhou nesta quarta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, a população a prevenir-se de doenças respiratórias agudas (DRA), que geralmente surgem nesta época de cacimbo.