Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

14 Junho de 2018 | 18h55 - Actualizado em 14 Junho de 2018 | 18h55

Responsável da Hemoterapia aconselha à doação de sangue

Sumbe - A responsável da Hemoterapia do Hospital "17 de Setembro" , na cidade do Sumbe, Odeth Sipinola , aconselhou hoje, quinta-feira, os cidadãos desta província, no sentido de cumprirem com todos exames necessários para poderem doar sangue , visto que doar sangue é salvar vida.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Doação de sangue

Foto: Angop/Arquivo

Em declarações à imprensa, por ocasião do Dia Mundial do Dador de Sangue, que hoje se assinala, a responsável adiantou que os cidadãos devem ter consciência que doar sangue é uma missão importante para vida humana, por isso, todos devem participar nesta grande missão.

Referiu que a hemoterapia tem recebido muitas pessoas que querem doar sangue, mas quando chega na altura dos exames desmarcam-se em fazer, porque pensam que os resultados podem ser divulgados publicamente, pelo que lamenta este  comportamento dos cidadãos, bem como  adianta  que as unidades  hospitalares cumprem sempre com a deontologia profissional.

 Acrescentou que não têm dadores regulares, mas controlam cerca de cinco que doam normalmente ao centro e para os outros casos os familiares procuram sempre alguém do mesmo grupo sanguíneo.

A responsável louva a iniciativa das igreja e associações juvenis que promovem campanha de doação de sangue, o que tem ajudado  em acudir muitos doentes.

Benguela

Nesta província aumentou para  oitenta e cinco porcento, o número de doadores voluntários de sangue numa aposta da Hemoterapia do Hospital Geral de Benguela.

De acordo com o responsável desta instituição hospitalar, Adelino Domingos, que falava por ocasião do Dia Mundial do Doador de Sangue, esta medida visa garantir mais sangue, seguro e maior volume de bolsas reservas, essencialmente destinadas a intervenções cirúrgicas ou outros casos de urgência.

Defendeu para tal, na necessidade de  reforçar as campanhas de sensibilização, educação e divulgação sobre a temática “doação de sangue” de forma voluntária, tendo em conta que alguns cidadãos por falta de informação ou conhecimento escusam-se de participar deste gesto solidário e cabendo a responsabilidade ao Ministério da Saúde.

Apontou que o programa gizado pelo Gabinete Provincial da Saúde, para comemorar  esta efemeride, prevê a realização de campanhas de sensibilização e da doação de  sangue por parte de membros de igrejas.

  

No quadro das festividades da data, o HCB realizou hoje, quinta-feira,  uma palestra na Mediateca local sobre o “ O papel do profissional e da comunidade na sensibilização da doação de Sangue” destinado a estudantes e docentes, e Organizações da Sociedade Civil, associações juvenis e eclesiásticas”.

Malanje

A Hemoterapia do Hospital Regional de Malanje beneficiou hoje, quinta feira, de uma doação de sangue gesto feito pelos jovens da Igreja Tocoista, que visou contribuir no reforço do stock da referida unidade.

Por sua vez, o chede desta unidade hospitalar, João Moisés, enalteceu a iniciativa dos jovens religiosos, na medida em que vai contribuir para a realização de hemotransfusões, numa altura em que há carência de sangue.

Explicou que a unidade realiza, em média, quinze hemotransfusões por dia, daí a necessidade da existência de sangue em stocks, por forma a se evitar que pacientes morram ou dependam dos seus familiares em caso de urgência.

Segundo o responsável do programa de serviços da Cruz Vermelha de Angola em Malanje (CVA), Mateus Liberato, disse que no quadro das suas atribuições e fazendo jus a importância do sangue, a instituição tem levado a cabo regularmente palestras em escolas, com vista a mobilização de dadores voluntários e explicar sobre a necessidade de doação de sangue.

Apelou, por isso, o apoio da classe empresarial, assim como maior valorização dos esforços empreendidos pela brigada por parte da Direcção Provincial da Saúde, para que juntos trabalhem na redução da carência de sangue nos hospitais.

O Dia Mundial do Dador de sangue foi instituído a 14 de Junho de 2004, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com objectivo de homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente, doando sangue e consciencializar as pessoas sobre a importância desse gesto, através de acções culturais.

A data visa ainda comemorar o aniversário de Karl Landsteiner, prémio Nobel da descoberta do sistema de grupos sanguíneos ABO.

  

Leia também
  • 02/11/2018 11:30:04

    Feira de Saúde Unitel beneficia mais de oito mil pessoas

    Benguela - Oito mil e 507 pessoas foram consultadas gratuitamente em diversas especialidades, durante a Feira de Saúde Unitel, que decorreu de 30 de Outubro a 1 de Novembro do corrente, nos municípios da Ganda, Cubal e Catumbela, na província de Benguela, superando as sete mil inicialmente previstas.

  • 01/11/2018 00:36:26

    Malanje regista redução de casos de malária

    Malanje - Oitenta e um mil casos de malária foram registados na província durante o primeiro semestre do ano em curso, contra mais de 170 mil referente ao igual período de 2017.

  • 31/10/2018 20:01:21

    Diagnosticados mais de mil pacientes na feira de saúde da Unitel

    Ganda - Mil e 759 pessoas com patologias diversas foram atendidas gratuitamente em consultas de clínica geral e de especialidades na feira de saúde da Unitel, realizada nesta terça-feira, na vila do Alto Catumbela, município da Ganda (Benguela).

  • 30/10/2018 17:46:18

    Especialista aponta sedentarismo como factor principal para surgimento de cancro

    Malanje - O sedentarismo aliado ao consumo excessivo de álcool, tabaco e alimentos ricos em gorduras constituem factores principais para o surgimento de cancro, afirmou hoje (terça-feira), nesta cidade, o mestre em ciências biomédicas, Elias Morais Quingongo.