Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

11 Outubro de 2018 | 16h48 - Actualizado em 11 Outubro de 2018 | 16h48

Bastonário dos enfermeiros quer maior valorização dos recursos humanos

Huambo - Uma maior valorização dos recursos humanos, no que tange à renumeração e actualização de categorias, foi defendida hoje, quinta-feira, na cidade do Huambo, pelo bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Paulo Luvualo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Paulo Luvualo - Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola

Falando acerca da evolução histórica da enfermagem em Angola, nas VI jornadas científicas e II simpósio de enfermagem do hospital central do Huambo, considerou importante a actualização dos técnicos auxiliares e administrativos que já concluíram a formação superior, com vista à valorização da carreira destes.

“Temos muitos profissionais que entraram para o sector da saúde como auxiliares de limpeza e administrativos e hoje têm uma formação superior de enfermagem, mas continuam a auferir salários com as categorias anteriores, situação preocupante”, lamentou.

Além das questões acima referidas, o bastonário informou haver descontentamento dos profissionais de enfermagem em relacção ao concurso público vigente, uma vez que as vagas que foram disponibilizadas para esta área são insuficientes.

Tendo em conta a falta de candidatos para o preenchimento das vagas destinadas aos médicos, Paulo Luvualo é de opinião que as mesmas se revertam a favor dos técnicos superiores de enfermagem, dando primazia aos que trabalham em zonas muito afastadas dos centros urbanos.

Para o bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, a insuficiência de recursos humanos e as más condições de trabalho constituem, actualmente, as principias dificuldades do sector da saúde no país.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 30/10/2018 21:28:38

    Promotores de saúde em formação sobre uso de mosquiteiro

    Huambo - Os técnicos de promoção de saúde na província do Huambo estão, desde hoje, a ser formados sobre uso correcto do mosquiteiro impregnado, no âmbito das acções em curso de combate à malária.

  • 24/10/2018 18:53:28

    Exército apostado na humanização dos serviços de saúde

    Huambo - O Exército angolano está seriamente apostado na humanização dos seus serviços de saúde, para elevar os níveis de valorização da vida, informou hoje, quarta-feira, na província do Huambo, o 2º comandante deste ramo das Forças Armadas, general Jaques Raúl.

  • 23/10/2018 23:17:25

    Especialistas de saúde das FAA em formação

    Huambo - Cento e 60 especialistas de saúde das Forças Armadas Angolanas (FAA) começaram a frequentar hoje, terça-feira, na província do Huambo, um curso de saúde ao nível sanitário.

  • 23/10/2018 23:05:26

    Conselhos de enfermagem exigem equidade no novo regime remuneratória

    Huambo - Os membros dos conselhos da entidade da classe de enfermagem na província do Huambo exigiram hoje, terça-feira, equidade e justiça no novo regime remuneratório proposto pelo Executivo, evitando, assim, a redução dos índices salariais face ao anterior.