Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

11 Outubro de 2018 | 16h48 - Actualizado em 11 Outubro de 2018 | 16h48

Bastonário dos enfermeiros quer maior valorização dos recursos humanos

Huambo - Uma maior valorização dos recursos humanos, no que tange à renumeração e actualização de categorias, foi defendida hoje, quinta-feira, na cidade do Huambo, pelo bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Paulo Luvualo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Paulo Luvualo - Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola

Falando acerca da evolução histórica da enfermagem em Angola, nas VI jornadas científicas e II simpósio de enfermagem do hospital central do Huambo, considerou importante a actualização dos técnicos auxiliares e administrativos que já concluíram a formação superior, com vista à valorização da carreira destes.

“Temos muitos profissionais que entraram para o sector da saúde como auxiliares de limpeza e administrativos e hoje têm uma formação superior de enfermagem, mas continuam a auferir salários com as categorias anteriores, situação preocupante”, lamentou.

Além das questões acima referidas, o bastonário informou haver descontentamento dos profissionais de enfermagem em relacção ao concurso público vigente, uma vez que as vagas que foram disponibilizadas para esta área são insuficientes.

Tendo em conta a falta de candidatos para o preenchimento das vagas destinadas aos médicos, Paulo Luvualo é de opinião que as mesmas se revertam a favor dos técnicos superiores de enfermagem, dando primazia aos que trabalham em zonas muito afastadas dos centros urbanos.

Para o bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, a insuficiência de recursos humanos e as más condições de trabalho constituem, actualmente, as principias dificuldades do sector da saúde no país.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 01/02/2019 13:11:01

    Hemoterapia do hospital com mais sangue

    Huambo - Vinte e cinco litros de sangue foram doados hoje, sexta-feira, à hemoterapia do hospital central do Huambo, por funcionários do Gabinete local do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários e militares da região centro.

  • 25/01/2019 23:10:09

    Laboratório de microbactéria do sanatório do Huambo paralisado há três anos

    Huambo - O laboratório de cultura e microbactérias do Hospital Sanatório do Huambo encontra-se paralisado há três anos, por falta de reagentes, informou hoje, sexta-feira, nesta cidade, o director daquela unidade hospitalar, Joaquim Isaac.

  • 23/01/2019 21:45:37

    Internada apenas uma gestante dos 194 pacientes por intoxicação alimentar

    Huambo - Apenas uma gestante, dos 194 pacientes que deram entrada esta semana no Hospital Municipal do Huambo, por intoxicação alimentar, continua internada, informou hoje à Angop, o director clinico da referida unidade sanitária, Morais Cacumá.

  • 23/01/2019 13:19:09

    Mortes por tuberculose reduzem no Hospital Sanatório

    Huambo - Os casos de morte por tuberculose no Hospital Sanatório da Província do Huambo diminuíram de 114, em 2017, para 91, em 2018, fruto da intensificação da assistência médica e medicamentosa aos pacientes.