Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Outubro de 2018 | 12h53 - Actualizado em 17 Outubro de 2018 | 21h12

Combate de doenças zoonóticas deve ser reforçado no país

Huambo - O combate das doenças zoonóticas, que se transmitem de animais para humanos, deve ser reforçado no país, envolvendo especialistas em saúde humana e animal.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Gado bovino

Foto: Estevão Manuel

A proposta, apresentada hoje, sexta-feira, na cidade do Huambo, é do professor António Alicerces Chivinda Eduardo, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade José Eduardo dos Santos.

Ao abordar o tema “os produtos de origem animal e a saúde pública”, na VI jornadas científicas e II simpósio de enfermagem do hospital central do Huambo, considerou urgente a implementação de medidas contra as zoonoses, principalmente a tuberculose.

“É preciso que haja um trabalho conjunto, entre os serviços de saúde e de medicina veterinária, para que o trabalho seja efectivo no que tange ao combate e tratamento das doenças zoonóticas”, propôs.

Para António Eduardo, a tuberculose transmitida pelos animais é um problema sério em África, por não se prestar a devida atenção no combate das zoonoses.

A título de exemplo, informou que entre 2007 a 2016 a Faculdade de Medicina Veterinária realizou um estudo que permitiu diagnosticar a tuberculose em 2.5 porcento de 43 mil bovinos abatidos.

Por este motivo, é de opinião que haja um envolvimento activo das autoridades competentes para cumprimento das normas de processamento dos produtos de origem animal, evitando, deste modo, a entrada no circuito comercial de produtos sem qualidade.

Para que tal ocorra, segundo o professor da Faculdade de Medicina Veterinária, é importante a colaboração das administrações municipais, para que os produtos de origem animal não acarretem problemas à saúde pública.

Assuntos Província » Huambo   Saúde  

Leia também
  • 11/11/2018 08:04:26

    Consumo exagerado de álcool faz mais de dois mil feridos

    Malanje - Dois mil e 402 casos de agressões físicas foram registados de janeiro a setembro deste ano (mais 757 em relação a igual período anterior ), no banco de Cirurgia e Ortopedia do Hospital Regional de Malanje, provocados por consumo excessivo de bebidas alcoólicas e drogas.

  • 08/11/2018 18:03:46

    Sessenta crianças morrem de má nutrição no Cunene

    Ondjiva - Sessenta crianças, de zero aos cinco anos de idade, morreram de má nutrição severa e aguda moderada, de um total de 3.978 casos registados no decurso dos últimos nove meses em diferentes unidades sanitárias da província do Cunene.

  • 08/11/2018 12:30:02

    Médicos militares analisam prevenção de doenças

    Luanda - Médicos militares estão reunidos, desde hoje, quinta-feira, na XI jornadas médicas para analisar como prevenir a proliferação das doenças, sobretudo as mais perigosas do ponto de vista médico-sanitário destacando-se o VIH/Sida, a malária , tuberculose e a hipertensão.

  • 05/11/2018 17:47:56

    Reduzem casos de sida em Muconda

    Saurimo - Oito novos casos de infecção pelo vírus do VIH/Sida foram diagnosticados, de Janeiro até a presente data, do ano em curso, no município do Muconda (Lunda Sul), menos quatro em relação a igual período de 2017.