Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

31 Outubro de 2018 | 14h32 - Actualizado em 31 Outubro de 2018 | 14h32

Higiene bucal previne cárie

Cuito - A responsável da secção de estomatologia do hospital provincial do Bié, Catarina Cassoma, aconselha as famílias a cuidarem com rigor da higiene bucal, visando prevenir a cárie, sobretudo nas crianças.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bié: cárie - dentária

Foto: Google ? pesquisa

Falando hoje, quarta-feira, à Angop, na cidade do Cuito, a especialista sublinhou que, diariamente são atendidos cerca de 30 pessoas (crianças, jovens e adultos) com problemas de infecções dentárias.

A especialista desaconselha igualmente o consumo excesso de alimentos doces, uso de instrumentos improprios para retirar os alimentos entre os dentes, pois o tipo de escova dentária e o seu uso também pode causar infecções nas gengivas.  

Constitui “calcanhar de aquiles”, segundo a fonte, a insuficiência de materiais gastáveis, anestesia, agulhas, luvas e outros, contribuindo de forma negativa no desempenho daquela unidade sanitária.

Para tal, Catarina Cassoma desaconselha ainda a auto-medicação em caso de infecção dentária, recorrer sempre a unidade sanitária, tendo sublinhado que o uso de fármacos sem orientação as vezes pode comprometer a acção da anestesia no momento da extração do dente ou outro tratamento.

A cárie dentária é a desagregação de um dente causada por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca, geralmente apresenta dor e dificuldade em mastigar, as vezes com infacção ou formação de um abcesso dentário.  

A província do Bié, centro de Angola, sétima mais populosa do país, dispõe de um milhão e 455 mil 255 habitantes, sendo 763 mil 632 mulheres, segundo dados definitivos do Recenseamento Geral da População e Habitação de 2014, distribuída em nove municípios: Cuito (capital), Andulo, Camacupa, Cuemba, Chitembo, Chinguar, Cunhinga, Nhârea e Catabola.

Assuntos Doença   Província » Bié  

Leia também
  • 05/11/2018 22:22:19

    Igreja pede ao Governo melhorias na assistência médica nos hospitais

    Cuito - Os fiéis da IEIA (Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola) na província do Bié, pediram ao Governo local, maior intervenção quanto a melhoria da assistência médica e medicamentosa e humanizado nas unidades sanitárias, sobretudo no hospital central.

  • 02/11/2018 07:42:40

    ANASO preocupada com insuficiência de preservativos e testes de HIV/Sida

    Luanda - A insuficiência no stock de preservativo e testes para o VIH/Sida, está a preocupar a Rede Angolana das Organizações Não-Governamentais de Luta Contra o VIH/Sida (ANASO), uma vez que o país regista anualmente 28 mil novos casos de infecção, deu a conhecer quinta-feira, em Luanda, o seu secretário-geral António Coelho.

  • 01/11/2018 15:31:09

    Mais de quatro mil pacientes assistidos no centro de reabilitação do Bié

    Cuito - Pelo menos quatro mil 545 pacientes, entre crianças e adultos, com deficiências físicas foram assistidas no centro de reabilitação física, de Janeiro a 31 de Outubro deste ano, informou hoje, quinta-feira, no Cuito, o administrador da unidade, Bertil Afonso Cassoma.