Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

20 Abril de 2019 | 18h24 - Actualizado em 20 Abril de 2019 | 18h19

Zaire: Técnicos de análises clínicas concluem formação

Soyo - Dezasseis técnicos de laboratórios de análises clínicas, concluíram neste sábado, na cidade do Soyo (Zaire), uma acção formativa sobre novos métodos de diagnóstico e combate à malária.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Durante quatro dias, os  participantes oriundos das províncias de Cabinda, Benguela, Huambo, Bié, Cuanzas Norte e Sul, aprimoraram os conhecimentos em matérias relacionadas com os novos  métodos específicos de diagnóstico laboratorial da  malária, estudo da morfologia do plasmódio e testes de diagnóstico rápido.

Os formandos foram ainda munidos de matérias sobre observação microscópica do plasmódio oval e determinação da densidade parasitária.

Para o coordenador  adjunto do programa nacional de combate à malária, Pedro Dimbo, a acção formativa visou dotar os participantes de mais conhecimentos sobre à malária.

Esperando assim, que os conhecimentos adquiridos durante a formação, possam ser transmitidos aos demais técnicos de laboratórios existentes nas respectivas áreas de jurisdição.

A malária, segundo o responsável, continua ser a principal causa de morte e de internamento de pacientes em diversas unidades sanitárias do país, pelo que solicita aos técnicos do sector, em geral, e aos de laboratórios e análises clínicas, em particular, maior empenho para o combate à doença.

A acção formativa contou também com a presença de representantes dos seis municípios da província do Zaire, nomeadamente Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nzeto, Nóqui e Tomboco.

Assuntos Malária   Província » Zaire  

Leia também
  • 10/04/2019 17:32:58

    Centro médico da Caritas reabre com novos serviços

    Mbanza Kongo - Dois anos depois o centro médico da Caritas, localizado na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, reabriu as suas portas ao público no princípio deste mês, com a introdução de novos serviços nas áreas de oftalmologia, radiografia e electrocardiologia.

  • 26/02/2019 17:28:40

    Gestor hospitalar quer mais dadores de sangue

    Mbanza Kongo - Pelo menos 25 casos de transfusão de sangue são efectuados diariamente no Hospital Provincial do Zaire, em Mbanza Kongo, revelou nesta terça-feira o director clínico da aludida unidade sanitária, Pedro Almeida Gomes.

  • 20/02/2019 16:53:47

    Técnicos de saúde capacitados sobre ébola

    Mbanza Kongo - Cinquenta técnicos de saúde oriundos de diversas unidades sanitárias da província do Zaire, participam nesta quarta-feira, em Mbanza Kongo, numa acção formativa sobre ébola.