Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Maio de 2019 | 17h20 - Actualizado em 16 Maio de 2019 | 17h20

Governador quer humanização dos serviços de saúde

Ondjiva- O governador provincial do Cunene, Vigílio Tyova, reconheceu, nesta quinta-feira, haver falta de humanização na relação entre profissionais de saúde e pacientes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Governador Vigílio Tyova

Foto: JOSÉ CACHIVA

Hospital Geral de Ondjiva

Foto: José Cachiva

O governante, que discursava na abertura das III jornadas científicas Hospital Geral de Ondjiva, a unidade de referencia no Cunene, considerou pertinente que o princípio de humanização nos hospitais públicos  seja uma verdade e não utopia.

Vigílio Tyova disse que muitos profissionais da saúde têm desrespeitado tais princípios na relação com os pacientes, situação que não ajuda na melhoria do doente.

Segundo o governante, essa constatação surge em função das queixas recebidas sobre o mau atendimento dos profissionais da saúde nas diversas unidades existente na província.

Com a duração de dois dias, os participantes estão abordar questões ligadas a canais endémicos, ferramentas para vigilância epidemiologia, conduta obstétrica e ecográfica em pré-eclampsia, análise epidemiológica da pediatria e câncer pediátrico.

O evento tem por finalidade promover a troca de experiência entre os profissionais da saúde, bem como a busca de contributo para potencializar a assistência primária de saúde, sendo este um pilar essencial na prevenção das doenças e promoção de hábitos saudáveis.

Participam nas III jornadas científicas 250 técnicos da saúde, entre médicos e enfermeiros dos municípios do Cuanhama, Namacunde, Cahama, Cuvelai e Curoca, e conta com prelectores locais e oriundos das províncias do Huambo, Huíla e Cuando Cubango.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 15/05/2019 07:44:24

    Técnicos da saúde aprimoram conhecimento sobre estatística

    Ondjiva - Vinte técnicos de estatística dos programas vertical de saúde pública na província do Cunene aperfeiçoam, desde terça-feira, em Ondjiva, as técnicas e práticas sobre o sistema informático sanitário e utilização do Software DHIS2.

  • 13/05/2019 15:39:42

    Ordem quer aumento de enfermeiros nas unidades sanitárias

    Ondjiva - Mil e 117 técnicos de enfermagem entre auxiliares, médios, mestres e licenciados, que a província do Cunene dispõe, são insuficientes para garantir a assistência médica aos pacientes nas unidades sanitárias desta região do sul de Angola.

  • 08/11/2018 18:03:46

    Sessenta crianças morrem de má nutrição no Cunene

    Ondjiva - Sessenta crianças, de zero aos cinco anos de idade, morreram de má nutrição severa e aguda moderada, de um total de 3.978 casos registados no decurso dos últimos nove meses em diferentes unidades sanitárias da província do Cunene.