Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

11 Julho de 2019 | 17h16 - Actualizado em 11 Julho de 2019 | 17h16

Saúde cria bancos de sangue nos hospitais municipais

Lubango - O gabinete provincial da saúde da Huíla instalou, este mês, bancos de sangue nos hospitais municipais de Quilengues e Matala, um projecto que deve chegar a todas unidades de referência de municípios até ao final do ano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Centro de Saúde do Município de Quilengues

Foto: Morais Silva

A informação foi dada hoje, quinta-feira, à Angop, pela directora do sector, Luciana Guimarães, afirmando que o projecto já está em execução. Teve início na Matala e Quilengues, cujos bancos têm uma capacidade 50 bolsas de 300 mililitros.

A responsável fez saber que a efectivação do projecto vai conferir aos hospitais municipais a capacidade de conservar sangue para realizar transfusões, de modos a reduzir o índice de mortalidade por falta deste líquido.

Luciana Guimarães disse tratar-se de um processo contínuo e abrangente aos 14 municípios da província, sendo que o próximo banco de sangue vai ser implementado no Quipungo, dentro de um mês.

O projecto tem como finalidade a diminuição da necessidade de transferência de pacientes de média complexidade de gravidade dos municípios para o Lubango, sede da província da Huíla.

A nível da Huíla, somente o Lubango tinha a capacidade de armazenar sangue para transfusões, nomeadamente no Hospital Agostinho Neto, na maternidade Irene Neto, no Sanatório e na Pediatria Pioneiro Zeca.

Assuntos Província » Huíla   Saúde  

Leia também
  • 12/07/2019 16:40:40

    Registado aumento de óbitos por hipertensão na Lunda Sul

    Saurimo - Trinta e uma pessoas com idades entre os 30 a 50 anos perderam a vida vítimas de hipertensão arterial, no primeiro semestre deste ano, contra 23 de igual período anterior.

  • 12/07/2019 14:47:25

    Falta de informação dificulta acesso ao planeamento familiar

    Luanda - A falta de informação sobre a importância do planeamento familiar tem dificultado o acesso das mulheres em idade reprodutiva a esses serviços reiterou hoje (sexta-feira), a técnica em saúde reprodutiva, Manuela da Cunha.

  • 12/07/2019 13:16:34

    Ordem defende existência de médico de família

    Luanda - A presidente do núcleo de Luanda da Ordem dos Médicos, Manuela Clementina Sotto Mayor, defendeu nesta sexta-feira, em Luanda, a existência de médicos de família e outros profissionais de apoio a nível dos municípios nos cuidados primários de saúde, para reduzir a sobrecarga e melhorar o trabalho nas unidades de referência.

  • 12/07/2019 13:06:25

    Vacinação abrange mais de cem mil crianças na Lunda Sul

    Saurimo - Cento e 21 mil crianças menores de cinco anos de idade deverão ser imunizadas durante a campanha de vacinação contra a poliomielite, aberta hoje (sexta-feira), em Saurimo, província da Lunda Sul.