Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

13 Agosto de 2019 | 11h51 - Actualizado em 13 Agosto de 2019 | 12h10

Casos de sarna aumentam no Cunene

Ondjiva - Quatrocentos e 16 novos casos de escabiose, doença conhecida popularmente por sarna, foram registadas na província do Cunene, de Janeiro a Julho deste ano, o que representa 199 casos a mais em relação ao igual período anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cunene: Hospital Geral de Ondjiva, unidade de tratamento da sarna.

Foto: José Cachiva

A informação foi avançada hoje (terça-feira) pelo chefe do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Epidemias do Cunene, Félix Belarmino, referindo que o aumento deveu-se ao consumo de água imprópria e alimentação precária, situação motivada pela seca que assola a província desde Outubro de 2018.

Para inverter o quadro, decorre uma campanha de sensibilização nas zonas rurais para que a população melhore a higiene pessoal, tratar a água para beber e cuidado do local de residência, disse.

A sarna é uma doença parasitária causada pelo ácaro sarcoptes scabiei. É contagiosa, transmitida pelo contacto directo interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas.

Cunene conta com uma rede hospitalar composta por 146 unidades sanitárias, asseguradas por 77 médicos e 946 enfermeiros.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 08/08/2019 11:10:44

    Governador reitera importância do atendimento humanizado

    Ondjiva - A necessidade de melhorar a gestão administrativa e técnica do Hospital Geral de Ondjiva, o maior na província do Cunene, para um atendimento mais humanizado e célere aos cidadãos foi reiterada hoje (quinta-feira), pelo governador local, Vigílio Tyova.

  • 02/08/2019 18:17:38

    Campanha contra a pólio prevê abranger mais de 13 mil crianças

    Ondjiva - Treze mil e 743 crianças menores de cinco anos de idade serão vacinadas contra a poliomielite no município do Cuvelai, província do Cunene, numa campanha aberta hoje, sexta-feira, naquela circunscrição.

  • 29/07/2019 16:57:19

    Casos de VIH/SIDA reduzem no Cunene

    Ondjiva - Setecentos e 52 novos casos de VIH/Sida foram registo de Janeiro a Junho deste ano, na província do Cunene, menos 357 casos em relação ao igual período de 2018.